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Meios de Pagamento

As faturas mensalmente emitidas pelos SMAS Almada podem ser liquidadas através de diversos meios:

 

Por Débito Direto (SEPA)

 

 

Mediante pedido efetuado através do preenchimento do formulário "Autorização de Débito Direto SEPA", que deve ser entregue num dos locais de atendimento SMAS (Juntas de Freguesia do Concelho, nos Espaços Cidadão ou na Sede dos SMAS).

Pode igualmente enviar o formulário para o e-mail geral@smasalmada.pt, devidamente preenchido com assinatura digital certificada ou juntando copia do cartão de cidadão rasurado para o fim proposto.

O pagamento por Débito Direto ficará ativo quando for indicado na sua fatura. As faturas emitidas até esse momento devem ser liquidadas pelos outros meios de pagamento à disposição. Ficará a conhecer o valor mensal a debitar na sua conta bancária pois a fatura ser-lhe-a previamente enviada  para a morada ou email indicado.

Nos termos do Regulamento (UE) n.º 248/2014, de 26 de fevereiro 2014, desde 2 de junho de 2014 a adesão ao débito direto é feita mediante pedido à entidade gestora e deixou de estar disponível na Rede Multibanco ou nas entidades bancárias.

 

 

Na Rede de Caixas Automáticas Multibanco (até à data limite de pagamento indicada na fatura)

 

Selecione a opção "pagamentos">"pagamento de serviços", digite os códigos "entidade" e "referência" e indique o valor constante da sua Fatura.

 

 

Em Numerário

 

Diretamente nos locais de atendimento (Juntas de Freguesia do Concelho de Almada; nos Espaços Cidadão; Tesouraria do edifício Sede dos SMAS)

 

 

Através de Cheque ou Vale Postal (até à data limite de pagamento indicada na fatura)

 

Passado à ordem dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada.
Indique no cheque ou no vale postal o número de cliente e o número da fatura que pretende liquidar.

 

 
Prazo de pagamento

O pagamento das tarifas e dos serviços auxiliares deve ser efetuado até à data limite fixada na fatura ou aviso. Ultrapassado o prazo estipulado, poderão ser devidos os juros de mora.
 

Aviso

Por falta de pagamento dos consumos de água e de outros serviços ou tarifas e após um aviso ao utente, por escrito, com a antecedência mínima de 20 dias, poderá ocorrer a suspensão do fornecimento de água.

Pode ainda consultar o Folheto Informativo "Tudo sobre pagamento de fatura".
 

Nota de Crédito

Pode optar por receber o valor de uma nota de crédito num dos locais de atendimento dos SMAS de Almada. Se este não for recebido, até à data de emissão da próxima fatura, o valor indicado será automaticamente deduzido na(s) próxima(s) fatura(s).

 

Plano de Pagamentos

Em casos excecionais, devidamente fundamentados, o Regulamento do Abastecimento de Água e do Saneamento de Água Residuais (RAASAR) dos SMAS de Almada prevê no artigo 71º, ponto 3, que poderá ser autorizado o pagamento em prestações, num máximo de 6, com base num plano de pagamentos.

 
O não pagamento pontual de uma prestação pode implicar o imediato vencimento de todas as restantes prestações.
 

Saiba como requerer este benefício

 
Preencha e assine o formulário "Requerimento de Pagamento em Prestações"(PDF)
 
Junte os documentos
 
1. O requerente terá de fazer prova da titularidade do contrato de fornecimento de água apresentando para o efeito o seu documento de identificação (cartão de cidadão/ bilhete de identidade/ cartão de contribuinte).
2. Caso o titular do contrato não se possa apresentar presencialmente nos Atendimentos dos SMAS de Almada, e seja intenção de um terceiro a efetuar o requerimento do plano de pagamento, este só será aceite se apresentada a Declaração de Autorização a Terceiros devidamente preenchida e assinada.
 
 

Onde requerer o Plano de Pagamentos em Prestações

 
Por correio: SMAS de Almada – Praceta Ricardo Jorge, n.º2-2 A Pragal, 2804-543 Almada
Por e-mail: geral@smasalmada.pt
Presencialmente nos atendimentos dos SMAS de Almada