LINHAS DIRETAS
Apoio ao Cliente
História da Água e do Saneamento em Almada
Livro editado pelos SMAS de Almada, no ano de comemoração dos seus 65 anos, da autoria dos historiador e investigador Almadenses Alexandre Flores e António Policarpo.
Obra que resulta de um extenso trabalho de pesquisa histórica, recolha documental e estudo, que neste primeiro volume – "das Origens à criação dos Serviços Municipalizados de Água (SMA): contributos" – retrata o gratificante percurso dos Almadenses no acesso à água, até 1951, ano em que entram em funcionamento os "SMA" de Almada.
Produção cultural agora disponível para a cidade de Almada, cidadãos, historiadores, estudiosos e interessados no tema, integra aspetos históricos menos conhecidos e divulgados, notas, apêndice documental, extensa bibliografia e ilustrações de coleções particulares e institucionais.
"História da Água e do Saneamento em Almada, com mais de 400 páginas, encontra-se organizado em 14 capítulos, destaque para – Geografia e orografia do território; Abastecimento de água (século XIX); Crimes de apropriação de água pública; Higiene e salubridade; Moléstias e ruína das vinhas; Incêndios, bombeiros e importância da água; Cuidados básicos com a saúde; Surto de varíola; Da ditadura de João Franco à implantação da República; O "reinado" de Augusto Simões Pimenta; Ditadura Militar e "Estado Novo"; Chafarizes e construção clandestina; Homologação e início da obra de abastecimento de água a Almada; Criação dos Serviços Municipalizados de Água (SMA).
Ficha Técnica:
Autores: António Policarpo e Alexandre Flores
Título: História da Água e Saneamento em Almada: I - das Origens à criação dos Serviços Municipalizados de Água (SMA) - contributos
Edição: Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, 2016