LINHAS DIRETAS
Apoio ao Cliente
Glossário
Afluente ou águas residuais afluentes
Águas residuais que constituem o caudal de entrada na estação de tratamento.
Água para rega
Água superficial ou subterrânea ou água residual, que vise satisfazer ou complementar as necessidades hídricas das culturas agrícolas ou florestais.
Águas balneares
As águas doces lóticas e lênticas, comummente designadas de correntes e paradas, assim como a água do mar e as águas estuarinas, que se encontrem classificadas como águas balneares ou, não estando classificadas, onde o banho não esteja interdito e seja habitualmente praticado por um número considerável de banhistas (aproximadamente 100/dia, durante a época balnear).
Águas para suporte da vida aquícola
Águas doces superficiais para fins aquícolas - águas piscícolas; águas do litoral e salobras para fins aquícolas - águas conquícolas; águas do litoral e salobras para fins aquícolas - águas piscícolas;
Águas residuais domésticas
Águas residuais de instalações residenciais e serviços, essencialmente provenientes do metabolismo humano e de atividades.
Águas residuais em bruto
Águas residuais que não sofreram qualquer tratamento ou que sofreram tratamento preliminar.
Águas residuais industriais
Águas residuais provenientes de atividades de caráter industrial, que não possam ser classificadas como águas residuais domésticas nem sejam águas pluviais.
Águas residuais urbanas
Águas residuais domésticas ou a mistura destas com águas residuais industriais ou com águas pluviais.
Águas residuais
Águas cuja composição resulta de diversas atividades ou ocorrências ligadas à vida do homem e das comunidades humanas, as quais podem ter origem: na necessidade de carrear resíduos domésticos, comerciais, industriais, agrícolas ou agro-pecuárias, para longe dos locais de produção; na utilização da água para fins higiénicos, recreativos e outros; na defesa dos aglomerados populacionais contra inundações causadas pela precipitação.
A água residual contém produtos contaminantes:
- Sólidos suspensos;
- Matérias orgânicas biodegradáveis;
- Microorganismos patogénicos;
- Nutrientes;
- Poluentes prioritários;
- Produtos orgânicos refractários;
- Metais pesados;
- Inorgânicos dissolvidos.
Ambiente
Envolvente global do homem e das comunidades humanas, num determinado momento da sua existência, o qual, embora uno, pode-se considerar dividido, por conveniência de análise, em duas partes:
- ambiente biofísico - conjunto de fatores biológicos, físicos e químicos do ambiente;
- ambiente psicossocial - conjunto de fatores psicológicos, culturais, sociais e económicos do ambiente.
Aquacultura
Criação tecnicamente controlada de plantas ou animais úteis, para o que é necessária a preparação e manutenção de massas de água doce, salina ou salobra, constituídas total ou parcialmente por águas residuais, em zonas naturais ou artificiais, em condições adequadas ao desenvolvimento de ecossistemas aquáticos.