LINHAS DIRETAS
Apoio ao Cliente
iPerdas
Os SMAS de Almada são uma das dezassete entidades gestoras da água que participam na iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas (Iperdas), coordenada pelo pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. (LNEC) e tendo por parceiros o Instituto Superior Técnico (IST), a Addition, Lda. e pelo ITA da Universidade Politécnica de Valência, Espanha.
Iniciado em janeiro de 2014, o projeto Iperdas, tem como objetivo apoiar e capacitar as entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água na implementação de um plano de redução de perdas de água e aumento da eficiência energética em sistemas de abastecimento de água.
Para alcançar o objetivo descrito, o projeto foi estruturado em três fases:
Fase 1 - Diagnóstico do sistema;
Fase 2 – Avaliação da dimensão dos problemas e definição das estratégias;
Fase 3 – Recomendações e início da implementação do Plano.
Cada uma das fases com a duração de 4 meses, num total de 12 meses. Para concretização de cada um dos programas específicos os participantes tiveram apoio e formação tanto presencialmente como à distância (e-learning). O tempo total de formação no projeto foi de 36 horas.
Os SMAS de Almada pretendem a melhoria da eficiência do sistemas de abastecimento de água do Concelho obtendo ganhos económicos, sociais e ambientais no uso dos recursos hídricos e energéticos.
Os SMAS Almada, enquanto parceiro em projetos de investigação e desenvolvimento, partilham com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), os prestigiados prémios:"Project Innovation Award 2014 (Europe & West Asia)" e "Mulheim Water Award 2014", um reconhecimento atribuídos pela International Water Association (IWA).