Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente

212 726 001
Dias Úteis (9H00-18H00)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

SMAS de Almada reabilitam o Sistema de Elevação do afluente na ETAR da Quinta da Bomba

A ETAR da Quinta da Bomba gerida pelos SMAS de Almada, em funcionamento desde 1994, é uma estação intermunicipal, que resulta de um projeto integrado de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas dos municípios de Almada e do Seixal, concebida para tratar as águas residuais equivalentes a 198.200 hab-eq, no seu horizonte de projeto (2030).

A entrada do afluente nesta ETAR, possui 3 linhas equipadas com sistemas de elevação, por parafuso de Arquimedes de grande dimensão. Atualmente encontra-se em operação apenas uma destas linhas de elevação, por avaria das restantes, comprometendo a capacidade de tratamento da ETAR da Quinta da Bomba, quando o caudal afluente é mais elevado.

Esta intervenção tem como finalidade reparar as anomalias identificadas, quer de natureza estrutural, quer em termos de equipamentos. Serão substituidos equipamentos eletromecânicos e reabilitada a estrutura de betão onde assentam os parafusos de Arquimedes e restante equipamento, repondo assim a capacidade de elevação do afluente.

Os trabalhos decorrem em duas fases distintas:

 

  •  A primeira fase, consiste na instalação das duas linhas (2 e 3) de parafusos, incluindo a montagem de novos sistemas motrizes para estes parafusos, motores, caixas redutoras e acoplamentos.

     

  •  Na segunda fase, e após reentrada em funcionamento destas linhas, será intervencionada a atual linha em serviço (linha1), prevendo-se a reabilitação de um par de parafusos e o aproveitamento dos sistemas de acionamento existente.

A empreitada tem um prazo de execução previsto de 120 dias e representa um investimento de 276.815,60€, acrescidos do IVA em vigor.

Tratamento de Águas Residuais - ETAR da Quinta da Bomba

Reabilitação do sistema de elevação do afluente na ETAR da Quinta da Bomba