Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente

212 726 001
Dias Úteis (9H00-16H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

Reabilitação do sistema de distribuição de ar dos Biofor da ETAR do Portinho da Costa

Os SMAS de Almada estão a proceder, através de empreitada, à reabilitação do sistema de distribuição de ar dos Biofor 1 e 4 em funcionamento há 17 anos, indispensáveis ao eficiente funcionamento da ETAR, no tratamento dos seus efluentes (águas residuais).
 
O efluente, ao atingir esta fase do processo, é continuamente alimentado num reator biológico, o "biofiltro" e ao passar por elementos filtrantes, retêm os sólidos suspensos e dissolvidos. A Biolite que se encontra no interior do reator é o elemento filtrante e de suporte para microrganismos aeróbios (organismos que necessitam de ar). O princípio de funcionamento do tratamento consiste no desenvolvimento de uma camada de microrganismos num meio de suporte, designado por biofilme. A matéria orgânica presente na água residual vai servir de alimento para os microrganismos existentes, sendo vital para o seu desenvolvimento o fornecimento de ar.
 
A empreitada terá a duração de 90 dias e implica diversas fases, desde a remoção e o armazenamento temporário do meio de enchimento em contentores, a limpeza geral, inspeção, reabilitação total do sistema de fornecimento de ar, substituição do sistema de distribuição de água resídual  e reposição do meio de enchimento.