Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente

212 726 001
Dias Úteis (9H00-18H00)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

Reabilitação de Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas dos SMAS de Almada

Os reservatórios de água elevados e outras instalações elevadas, dos SMAS de Almada, pelas suas características, podem atrair raios resultantes de descargas atmosféricas. Estes acidentes, para além do perigo para as pessoas nas instalações ou nas imediações, resultam geralmente em danos graves nas instalações elétricas e equipamentos eletromecânicos.

Para prevenção de danos em pessoas e bens, os SMAS de Almada instalam sistemas de proteção, com o objetivo de captura, condução e dissipação dos raios, neutralizando o seu efeito destrutivo.

Os reservatórios elevados dos SMAS de Almada tinham já sistemas de proteção instalados, esta ação teve como finalidade a substituição destes sistemas, de forma a garantir a sua operacionalidade.

Na intervenção, procedeu-se também à instalação de sistemas de proteção dos quadros elétricos contra sobretensões e a instalação de sistemas de iluminação de balizagem, para sinalização das construções elevadas.

A intervenção teve a duração de 90 dias e foi adjudicada pelo valor de 74.750,00 € (setenta e quatro mil, setecentos e cinquenta euros), acrescidos do IVA em vigor.

A água que abastece o município tem origem em furos artesianos no aquífero Tejo-Sado. É transportada por adutoras para as estações elevatórias, onde se adiciona cloro gasoso para preservar a qualidade "até à torneira".

Os reservatórios garantem a reserva que providencia as flutuações de consumo e "alimentam" ainda uma extensa rede de condutas no subsolo, que distribuem a água a todo o Concelho e satisfazem 100% das necessidades dos utentes.

Saiba mais sobre o Sistema de Abastecimento de Água para Consumo Humano dos SMAS de Almada

Reabilitação Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas dos SMAS de Almada