Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente

212 726 001
Dias Úteis (9H00-16H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

Programa de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano (PCQA) de 2021, aprovado pela ERSAR

A qualidade da água constitui uma preocupação central nos SMAS de Almada. 
 
Para assegurar o controlo da qualidade da água distribuída para consumo humano, os SMAS de Almada têm implementado um Programa de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), que cumpre integralmente os requisitos do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 152/2017 de 7 de dezembro.
 
Para 2021, o Programa de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano (PCQA) foi elaborado e apresentado pelos SMAS de Almada à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que, após apreciação o considerou aprovado.
 
?O PCQA consiste na avaliação da conformidade dos requisitos de qualidade definidos na legislação, através de análises efetuadas na torneira do consumidor, em pontos selecionados, de modo a obter-se uma amostragem representativa da água distribuídas em todo o concelho de Almada. As análises à qualidade da água são realizadas em laboratórios acreditados, cuja seleção é também aprovada pela ERSAR.
 
Neste sentido, é dada permanente atenção à verificação da conformidade aos requisitos de qualidade, à proteção da saúde do consumidor e à gestão do risco em todas as fases do sistema de abastecimento que possam colocar em causa a segurança da água.
 
Os SMAS de Almada têm também um Plano de Controlo Operacional (PCO) - produção de água e dispõem ainda, de um sistema de controlo de qualidade por telegestão do sistema de abastecimento, onde são verificados, em tempo real, variáveis relevantes para a exploração e é realizada a monitorização de parâmetros de qualidade da água.