Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente

212 726 001
Dias Úteis (9H00-18H00)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

Porque se efetua a Substituição Periódica dos Contadores?

O contador de água é um instrumento concebido para medir de forma contínua, memorizar e indicar o volume de água que por ele passa, nas condições normais de funcionamento. 
 
Os contadores de água utilizados pelos SMAS de Almada, na sua maioria de pequeno calibre, utilizam princípios mecânicos para medir o volume de água, são aparelhos de medição do tipo volumétrico (o elemento medidor é uma câmara volumétrica de êmbolo oscilante). Cada ciclo completo do êmbolo no interior da câmara volumétrica corresponde a um volume determinado, esse volume é diretamente transmitido ao dispositivo indicador, que memoriza e indica os volumes passados, obtendo-se assim a contagem. 
 
Estes aparelhos de medição, ao longo dos anos, com a utilização, vão alterando/aumentando as suas folgas internas, perdendo rigor na medição e por isso a necessidade da sua substituição. O contador com essa perda de rigor na medição tem tendência a contar menos quanto maior for o seu tempo de instalação, originando perdas por submedição e consequente subfaturação.
 
Para corrigir estas situações, os contadores de água devem ser verificados de tempos a tempos, de acordo com o seu Caudal Permanente, conforme previsto no Regulamento do Controlo Metrológico Legal dos Instrumentos de Medição, publicado pela Portaria n.º 321/2019 de 19 de setembro. Para o caso dos contadores de pequeno calibre, DN15 e DN20, utilizados nos SMAS de Almada e que representam 99% da totalidade dos contadores existentes, o tempo de verificação periódica e a substituição do contador é de 12 anos.
 
A substituição dos contadores é, assim, uma necessidade legal, cumprir Regulamento do Controlo Metrológico Legal dos Instrumentos de Medição, e uma necessidade económica, pois a substituição dos contadores contribui para uma faturação correta e para o equilíbrio económico dos Serviços.
 
Os SMAS de Almada são Qualificados como Reparadores de Contadores de Água Potável Fria, pelo Instituto Português da Qualidade - IPQ, que audita anualmente os Serviços para verificar a conformidade dos processos existentes: reparação e verificação metrológica dos contadores; instalação, levantamento e substituição dos contadores.
 
Estas atividades são asseguradas por duas equipas operacionais dos SMAS de Almada, uma responsável pela reparação e verificação metrológica dos contadores na Oficina e Laboratório de Contadores e outra pela instalação, levantamento e substituição de contadores nos locais de consumo e que percorre todos os dias diversos locais do concelho de Almada.
 
Os contadores de água são instalados pelos SMAS de Almada, apenas podem ser manuseados por técnicos autorizados, sendo no entanto dever do utilizador (cliente) zelar por este dispositivo.
 
As condições de instalação dos contadores encontram-se indicadas e regulamentadas e podem ser consultadas em: