Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente

212 726 001
Dias Úteis (9H00-16H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

Hora da água - H2Off

Hora da água - H2Off – ação de sensibilização da  Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) que marca o Dia Mundial da Água 2021
 
Às 22 horas de 22 de março de 2021, a Hora da Água será assinalada pelo menos em Portugal para valorizar a água enquanto bem essencial  
 
A APDA, apresenta, no próximo dia 22 de março, às 22 horas, a hora de fechar a torneira - H2Off - impulsionando a mudança de comportamentos e apelando a uma consciência clara sobre o uso correto e eficiente da Água. 
 
Esta iniciativa parte do trabalho desenvolvido pela CECEA - Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, composta por profissionais da comunicação do setor da água, cujas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes à proteção do ambiente e ao combate às alterações climáticas.
 
Celebra-se a 22 de março, o Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU, para promover a reflexão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos. É precisamente nessa data que a APDA pretende desafiar Entidades Públicas e Privadas a promover conjuntamente e pela primeira vez a H2Off  - Hora da Água - junto do Público.
 
H2Off é o nome desta ação que emite um apelo generalizado de fecho das torneiras durante uma hora, uma hora sem consumir água enquanto ato deliberado e consciente. É este o desafio que é lançado a todos e cada um. 
 
O apelo é simples! Fechar nem que seja por uma hora as toneiras nesta data simbólica dedicada à água, por se tratar de um bem, que não é inesgotável e também para homenagear os que dela tratam e que também nestes tempos pandémicos e difíceis têm estado nas linhas da frente quase despercebidos ao fazer com que os serviços públicos essenciais de água e do seu tratamento sejam sempre prestados com a mesma garantia de qualidade.
 
A CECEA consideramos este o momento oportuno para promover um movimento alargado de reflexão através de uma ação mediática em todo o país. Refere-se a um problema com extensão planetária e conforme referido por António Guterres, nas comemorações do dia mundial da água em 2020 "…se o mundo não atuar com urgência, entre 3,5 e 4,4 bilhões de pessoas viverão em 2050 com acesso limitado à água".
 
Juntos podemos fazer a diferença!