Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente

212 726 001
Dias Úteis (9H00-16H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

70º aniversário dos SMAS de Almada

Os SMAS de Almada, assinalam mais um marco da sua história, celebram setenta anos de funcionamento e de serviço aos almadenses.
 
A 30 de junho de 1950 era publicada a Portaria (D.G., II Série n.º 150) que aprovava a deliberação tomada pela Câmara Municipal em 22 de março de 1950, de municipalizar os serviços de captação, condução e distribuição de água.
 
No mesmo ano, a 12 de julho, em reunião ordinária da Câmara deliberava-se que os serviços municipalizados entrariam em funcionamento a 2 de janeiro de 1951. 
 
Os SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SANEAMENTO DE ALMADA iniciaram a sua atividade na década de cinquenta do século XX e a sua história está ligada à necessidade de abastecimento de água e de recolha e drenagem de águas residuais no concelho de Almada salientamos na:
  • Década de 50 - a Municipalização dos Serviços de Água e Saneamento: a montagem da conduta elevatória de Corroios - Monte de Caparica; construção da Central de Corroios; o depósito do Monte de Caparica; a Central da Sobreda e a construção de condutas da rede de distribuição. Realizam-se obras de reparação e construção de coletores. 
  • Década de 60 - Crescimento Populacional e Novas Infraestruturas de Água e Saneamento:  surgem novas infraestruturas. Além da Quinta da Bomba, em Corroios, passam a integrar o sistema de abastecimento: a estação elevatória situada em Vale de Milhaços, o reservatório elevado do Cristo Rei, a primeira célula dos reservatórios do Lazarim e do Monte de Caparica. 
  • Década de 70 - Os Serviços Municipalizados e o Poder Local Democrático: assegurar o futuro do sistema de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais no Concelho e resolver os problemas que, até aí, privavam grande parte da população do direito básico de dispor de água e saneamento, iniciou-se uma política de planificação consistente das tarefas a desenvolver. 
  • Década de 80 - A Viragem na Dinâmica dos SMAS - Reestruturação Organizacional: autonomização de algumas áreas de apoio - recursos humanos, informática e estudos e projetos de obras -, e significativos investimentos em áreas distintas como sejam: a renovação, construção e ampliação das redes de água e de águas residuais; instalações, equipamentos, máquinas e novas tecnologias de informação que permitiram cimentar a situação financeira e patrimonial.
  • Década de 90 - Concretização de Grandes Infraestruturas com Preocupações Ambiental: concretização de grandes infraestruturas de abastecimento de água e de águas residuais tendo como principal preocupação a proteção e qualidade do ambiente. 
  • Século XXI – Gestão Integral do Ciclo Urbano da Água em Almada: construção e renovação de condutas de rede de distribuição de água; novos furos, reservatórios e estações elevatórias de água; construção e gestão de 4 estações de tratamento de águas residuias; certificação dos serviços municipalizados.
Este ano de 2021 iremos comemorar o nosso 70º aniversário e continuar na rota da excelência ao serviço de Almada.