Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente

212 726 001
Dias Úteis (9H00-18H00)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

70º aniversário dos SMAS de Almada

Os SMAS de Almada, assinalam mais um marco da sua história, celebram setenta anos de funcionamento e de serviço aos almadenses.
 
A 30 de junho de 1950 era publicada a Portaria (D.G., II Série n.º 150) que aprovava a deliberação tomada pela Câmara Municipal em 22 de março de 1950, de municipalizar os serviços de captação, condução e distribuição de água.
 
No mesmo ano, a 12 de julho, em reunião ordinária da Câmara deliberava-se que os serviços municipalizados entrariam em funcionamento a 2 de janeiro de 1951. 
 
Os SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SANEAMENTO DE ALMADA iniciaram a sua atividade na década de cinquenta do século XX e a sua história está ligada à necessidade de abastecimento de água e de recolha e drenagem de águas residuais no concelho de Almada salientamos na:
  • Década de 50 - a Municipalização dos Serviços de Água e Saneamento: a montagem da conduta elevatória de Corroios - Monte de Caparica; construção da Central de Corroios; o depósito do Monte de Caparica; a Central da Sobreda e a construção de condutas da rede de distribuição. Realizam-se obras de reparação e construção de coletores. 
  • Década de 60 - Crescimento Populacional e Novas Infraestruturas de Água e Saneamento:  surgem novas infraestruturas. Além da Quinta da Bomba, em Corroios, passam a integrar o sistema de abastecimento: a estação elevatória situada em Vale de Milhaços, o reservatório elevado do Cristo Rei, a primeira célula dos reservatórios do Lazarim e do Monte de Caparica. 
  • Década de 70 - Os Serviços Municipalizados e o Poder Local Democrático: assegurar o futuro do sistema de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais no Concelho e resolver os problemas que, até aí, privavam grande parte da população do direito básico de dispor de água e saneamento, iniciou-se uma política de planificação consistente das tarefas a desenvolver. 
  • Década de 80 - A Viragem na Dinâmica dos SMAS - Reestruturação Organizacional: autonomização de algumas áreas de apoio - recursos humanos, informática e estudos e projetos de obras -, e significativos investimentos em áreas distintas como sejam: a renovação, construção e ampliação das redes de água e de águas residuais; instalações, equipamentos, máquinas e novas tecnologias de informação que permitiram cimentar a situação financeira e patrimonial.
  • Década de 90 - Concretização de Grandes Infraestruturas com Preocupações Ambiental: concretização de grandes infraestruturas de abastecimento de água e de águas residuais tendo como principal preocupação a proteção e qualidade do ambiente. 
  • Século XXI – Gestão Integral do Ciclo Urbano da Água em Almada: construção e renovação de condutas de rede de distribuição de água; novos furos, reservatórios e estações elevatórias de água; construção e gestão de 4 estações de tratamento de águas residuias; certificação dos serviços municipalizados.
Este ano de 2021 iremos comemorar o nosso 70º aniversário e continuar na rota da excelência ao serviço de Almada.