Vistorias - Procedimentos

hidden

hidden

Breadcrumb

hidden

hidden

marcar-vistoria-final

Devem ser comunicadas aos SMAS de Almada, para acompanhamento através de vistoria, pelo menos, as seguintes situações: 

1ª Vistoria: Início - verificação da existência de ramais domiciliários (drenagem doméstico e pluvial e de abastecimento de água) para execução de requisições de trabalho internos, localização do murete técnico para colocação do contador, condições de instalação do contador para contrato temporário e esclarecimentos sobre as regras técnicas existentes nestes SMAS, para boa realização dos trabalhos. 

2ª Vistoria: O Projeto(1) terá de estar validado pelos SMAS - realização de vistoria com as tubagens a descoberto para verificação das condições de instalação, materiais, ensaio de estanqueidade e regras de boa arte. As canalizações do ramal de introdução e a ligação ao(s)contador(es), deverão estar à vista e só poderão ser tapadas após a vistoria. Localização de válvulas de seccionamento na rede de águas. De igual modo, deverão estar descobertas as caixas de inspeção das redes de águas residuais domésticas e pluviais.

3ª Vistoria: Realização da Vistoria Final – O Projeto terá de estar validado pelos SMAS - verificação do sistema de ventilação da rede, sistemas elevatórios e condições de instalação, interface predial/público, confirmação e registo em processo da execução dos ensaios de estanqueidade (ARD/AP(2)), desinfeção das tubagens (AA(3)), ensaios de desempenho (ARD/AP). Se tudo estiver em conformidade, será emitido o Auto de Vistoria Final, que será assinada pelo Diretor Técnico da Obra e Técnico dos SMAS no local da obra. O resultado favorável da vistoria final é comunicado à Câmara Municipal de Almada, através de envio de Auto de Vistoria Final, no prazo máximo de 5 dias úteis após a última deslocação, para efeitos de emissão de autorização de utilização.  

Vistoria Extra - todas as vistorias solicitadas pelos promotores após se consumirem as anteriores, bem como qualquer deslocação por outros motivos, a pedido do cliente.

Notas importantes: Em qualquer vistoria deverá estar presente o instalador ou técnico responsável pela execução da obra, para que seja possível prestar esclarecimentos necessários. No caso de edifícios multifamiliares, em que a execução da obra tenha um planeamento faseado, deve ser solicitada vistoria ao andar modelo, de roços abertos, devendo, para o efeito, o projeto de redes prediais se encontrar validado. 

Legenda:

(1) Projeto das Redes Prediais de Águas e de Drenagem

(2) ARD/AP – Águas Residuais Domésticas/ Águas Pluviais

(3) AA – Abastecimento de Água