Sistema de Gestão Integrado

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Sistema de Gestão Integrado 2018

Politica do Sistema de Gestão Integrado 2022

Os SMAS de Almada estão certificados nos seguintes Sistemas de Gestão:

Sistema de Gestão de Energia (SGE - NP EN ISO 50001:2019)

Implementado em infraestruturas e equipamentos: estações elevatórias de água, furos de captação de água e reservatórios de água potável, estações de tratamento de águas residuais (ETAR da Mutela, ETAR do Portinho da Costa e ETAR do Valdeão) e o gabinete de planeamento, sistemas de gestão e inovação (GSGI).

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ - NP EN ISO 9001:2015)

Implementado na captação, adução, tratamento e distribuição de água destinada a consumo humano; recolha, drenagem e tratamento de águas residuais domésticas; recolha e drenagem de águas pluviais; construção, ampliação, exploração e conservação das redes de água, estação elevatórias, de tratamento e reservatórios; construção, ampliação, exploração e conservação das redes de águas residuais domésticas e pluviais, estações elevatórias e estações de tratamento de águas residuais; atendimento e acolhimento dos utentes; serviços de gestão e suporte da organização.

Sistema de Gestão Ambiental (SGA - NP EN ISO 14001:2015)

Implementado na captação, adução, tratamento e distribuição de água destinada a consumo humano; recolha, drenagem e tratamento de águas residuais domésticas; recolha e drenagem de águas pluviais; construção, ampliação, exploração e conservação das redes de água, estação elevatórias, de tratamento e reservatórios; construção, ampliação, exploração e conservação das redes de águas residuais domésticas e pluviais, estações elevatórias e estações de tratamento de águas residuais; atendimento e acolhimento dos utentes; serviços de gestão e suporte da organização.

Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (SGSST - NP EN ISO 45001: 2019)

Implementado na captação, adução, tratamento e distribuição de água destinada a consumo humano; recolha, drenagem e tratamento de águas residuais domésticas; recolha e drenagem de águas pluviais; construção, ampliação, exploração e conservação das redes de água, estação elevatórias, de tratamento e reservatórios; construção, ampliação, exploração e conservação das redes de águas residuais domésticas e pluviais, estações elevatórias e estações de tratamento de águas residuais; atendimento e acolhimento dos utentes; serviços de gestão e suporte da organização.

 

Em 2012, os SMAS de Almada iniciaram a implementação dos sistemas de gestão da Qualidade, do Ambiente, da Gestão Patrimonial de Infraestruturas (Ativos), de Segurança e Saúde do Trabalho, de acordo com o nº 5 do artigo 8.º do Decreto-Lei nº 194/2009, de 20 de agosto, ao qual se adicionou o Sistema de Gestão de Segurança Alimentar/Água e o Sistema de Gestão de Compromisso Social e Organizacional.

Em junho de 2013, o Conselho de Administração dos SMAS de Almada aprovou a Matriz dos Sistemas de Gestão, com referências normativas nacionais e internacionais. 

Em maio de 2014, o Conselho de Administração dos SMAS de Almada aprovou a política do Sistema de Gestão Integrado (SGI), a missão, a visão e os valores da Organização.

O Sistema de Gestão Integrado foi a metodologia estratégica de adotar uma estrutura de base comum a todos os Sistemas de Gestão, que permitiu a integração das várias normas implementadas e outras que os SMAS de Almada pretendam vir a implementar. O SGI abrange todas as atividades e instalações dos Serviços e assenta no princípio da melhoria contínua. 

Com base nesta abordagem, a preparação do processo das certificações foi essencialmente desenvolvido por equipas e conhecimento interno, teve apoio de assessoria por entidade externa e o envolvimento de todos os trabalhadores dos SMAS de Almada.

O processo de certificação envolveu a realização de auditorias internas e externas aos Sistemas de Gestão.

Os SMAS de Almada foram, em dezembro de 2016, certificados por uma entidade certificadora em 5 Sistemas de Gestão em simultâneo: QualidadeAmbienteGestão Patrimonial de Infraestruturas (Ativos)Compromisso Social e Organizacional (Responsabilidade Social); Segurança e Saúde do Trabalho; tendo sido a primeira entidade em Portugal a obter certificação na norma de Gestão de Ativos. O Sistema de Gestão de Segurança Alimentar/ Água (SGS/PSA) e o Sistema de Gestão de Energia (SGE), obtiveram as certificações em 16 de janeiro e 13 de dezembro de 2018, respetivamente. 

As certificações reconheceram o cumprimento dos requisitos das normas e as boas práticas dos SMAS de Almada na gestão das atividades, dos processos e dos serviços prestados aos Almadenses - o abastecimento de água de qualidade, o saneamento (drenagem de águas residuais e pluviais) e o tratamento das águas residuais.

O corolário do SGI é constituído pelo conjunto dos resultados de cada um dos sistemas de gestão de acordo não só com requisitos de cada uma das normas, mas visa também: 

  • Melhorar o desempenho dos vários Sistemas de Gestão; 
  • Manter diálogo consistente e continuado com as partes interessadas, ou seja, as entidades que se relacionam e interagem com a Organização; 
  • Atingir os objetivos estabelecidos pela organização; 
  • Cumprir os requisitos normativos e de conformidade legal. 

O SGI tende a evoluir para um Sistema de Gestão dos Sistemas – SGS, garantindo a prossecução de resultados de desempenho adequados a uma gestão de excelência.

  • Aumento da satisfação das necessidades e expectativas dos utilizadores;
  • Aumento da eficiência e eficácia da organização, com ganhos de inovação e desenvolvimento;
  • Melhoria e valorização dos SMAS de Almada e alcance de elevados níveis de qualidade no abastecimento de água, na recolha e tratamento de águas residuais e na drenagem de águas pluviais;
  • Avaliação periódica do desempenho global da organização e aferição dos níveis de satisfação dos utilizadores;
  • Rentabilização dos recursos disponíveis e racionalização dos investimentos e custos operacionais, com obtenção de benefícios financeiros, tecnológicos e humanos;
  • Melhoria contínua do desempenho e proteção ambiental;
  • Consolidação da abordagem sistemática das responsabilidades legais, normas e boas práticas, promovendo a segurança, saúde e bem estar dos trabalhadores e outras partes interessadas;
  • Reforço da comunicação e da relação de confiança entre a organização e as partes interessadas;
  • Melhoria dos níveis da qualidade apercebida da organização.