Sítio oficial de informação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada

ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
ONLINE
PIQUETE**
800 205 712
LEITURAS*
212 726 101
APOIO AO CLIENTE*
212 726 001

Projetos, Parcerias e Comissões Técnicas

Publicador de Conteúdo

AVISOS:

Breadcrumb
Comissões Técnicas

Os SMAS de Almada participam nos seguintes Projetos, Parcerias e Comissões Técnicas:


APDA:

Comissão Especializada de Qualidade da Água
A Comissão Especializada da Qualidade da Água (CEQA) desenvolve os seus trabalhos com o foco nas questões da água destinada ao consumo humano, incluindo todos os processos que sustentam este objetivo e a interligação entre os vários domínios, desde as massas de água que constituem as origens, até à reutilização de água residual tratada.

Comissão Técnica CT 116 - Medição do Escoamento de Água em Condutas Fechadas
A Comissão Técnica de Normalização – CT 116 tem por âmbito o acompanhamento da normalização relativa à “Medição de Escoamento de Água em Condutas Fechadas”. Inserem-se neste campo, entre outros, todos os tipos de contadores de água, quer funcionando por meios mecânicos, quer utilizando outros princípios de medição, tais como eletromagnéticos, ultrassónicos, etc.

Comissão Especializada de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas
A Comissão Especializada de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas, CEMAAC, tem como principais objetivos: (i) sensibilizar a comunidade para a temática das alterações climáticas; e (ii) disponibilizar aos serviços de abastecimento de água e saneamento, bem como à comunidade em geral, informações e ferramentas expeditas que facilitem o processo de adaptação aos efeitos das alterações climáticas.

Comissão Especializada de Águas Residuais
A Comissão Especializada de Águas (CEAR) desenvolve a sua atividade no âmbito dos temas associados a águas residuais domésticas e pluviais, em Portugal e na Europa. Esta comissão tem desenvolvido trabalho essencialmente nas áreas de Gestão de Redes de Drenagem, Tratamento e Reutilização de Águas Residuais, Tratamento, Valorização e Destino Final das Lamas e Gestão de águas pluviais, entre outros temas associados às águas residuais.

Comissão Especializada de Inovação
A Comissão Especializada de Inovação (CEI) constitui-se como um espaço de debate e reflexão, de forma a contribuir para melhorar as dinâmicas de Inovação ao nível das Entidades Gestoras (EG), bem como para tratar algumas temáticas concretas, só por si consideradas importantes e prioritárias.

Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental
As nossas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, nomeadamente os referentes à proteção do ambiente e ao combate às alterações climáticas. O trabalho em desenvolvimento pela CECEA tem como como base a partilha de conhecimento obtidos através da experiência profissional de todos os seus membros nas vertentes da Comunicação e Educação Ambiental, entre os associados da APDA e profissionais do setor. Esta partilha far-se-á sobretudo através da realização de diferentes ações, i.e. Papers, Organização de Seminários, Workshops, Colóquios, promoção a visitas de estudo identificadas com esta temática, ou outras atividades similares que se considerem pertinentes naquela que é o âmbito de atuação do CECEA e a sua contribuição para o desenvolvimento das comunidades e dos territórios.

Comissão Especializada de Gestão de Ativos
Com o envelhecimento das infraestruturas, as EG deparam-se com elevados níveis de deterioração, em especial nas redes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, com o consequente aumento de deficiências e avarias, o que resulta na prestação de um serviço de menor qualidade. Este cenário ocorre geralmente nas situações em que a EG tem uma postura essencialmente reativa/ curativa na gestão destas infraestruturas, devido, na maioria das situações, a condicionalismos e restrições de meios e recursos. Na maior parte dos casos, a este problema acresce ainda a inexistência de inventários/ cadastros, registos de avarias e dados sobre a condição e desempenho dos ativos, em quantidade e qualidade suficientes, que permitam o acesso e tratamento expedito de informação fidedigna.

Saiba mais sobre as Comissões Especializadas aqui.

CERTIF

Comissão Técnica de Certificação de Tubagens para Instalações de Água Quente e Fria e Drenagem de Esgoto - CERTIF.CTC03
"Certificação de tubagens plásticas"

ERSAR

Comissão Técnica sobre Planos de Segurança da Água - ERSAR.PSA
"Implementação de planos de segurança da água em Portugal"

IPQ

Comissão Sectorial para a Água (CS04)

Enquanto estrutura especializada na área da Água, a CS/04 integra na sua composição representantes de organismos públicos e privados e outros especialistas interessados em promover e melhorar a qualidade neste setor, em consonância estratégica com os princípios e as normas que orientam o Sistema Português da Qualidade e a atuação das entidades que o integram.

Atualizado em: 14-11-2024