Notícias
Notícias

As tarifas e preços para 2022, relativos à prestação dos serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais constam do Edital Nº 5/2021/SMAS e entram em vigor a 1 de fevereiro de 2022.

No dia 2 de janeiro de 1951 os SMAS de Almada entraram oficialmente em funcionamento, com 31 trabalhadores e 5.615 consumidores. Hoje, 71 anos depois, com 500 funcionários, a servir uma população de 177.400 habitantes e com a gestão integral do Ciclo Urbano da Água, mantém o princípio com que nascemos: Prestar um Serviço Público Municipal de Excelência!

Elaborado pelos SMAS de Almada, o Programa de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano para 2022 foi aprovado pela ERSAR que regula e supervisiona, em todo o país, os serviços de abastecimento público de água e de saneamento de águas residuais urbanas e fiscaliza a qualidade da água para consumo humano.

Os técnicos dos SMAS de Almada, durante uma intervenção programada de ensaios na rede (testes de fumo), detetaram um troço de rede de drenagem doméstica que estava a começar a ficar obstruído. Com o objetivo de intervir preventivamente, o piquete de saneamento foi chamado ao local para proceder à limpeza e desobstrução do coletor.

A Assembleia Municipal de Almada aprovou, em sessão realizada no dia 29 de dezembro, as Opções do Plano e Orçamento e o Mapa de Pessoal dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento para o ano de 2022.
O Diretor Delegado dos SMAS de Almada, Jorge Barroso, visitou, no dia 14 de dezembro, as ETAR da Quinta da Bomba e da Mutela. À semelhança das visitas já realizadas, foi acompanhado pelas respetivas chefias, contactou com os trabalhadores que se encontravam de serviço e conheceu os processos inerentes às Estações de Tratamento de Águas Residuais.

O Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Almada, José Pedro Ribeiro e o Diretor Delegado, Jorge Barroso, visitaram, no dia 13 de dezembro, as ETAR do Portinho da Costa e do Valdeão.

O Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Almada, José Pedro Ribeiro e o Diretor Delegado, Jorge Barroso, estiveram presentes, no dia 10 de dezembro, em diversas instalações da área da Produção de Água e contactaram com os trabalhadores que se encontravam nas instalações.

O teste consiste na introdução de fumo nos coletores da rede de saneamento forçando-o a sair, através dos dispositivos, tais como sarjetas, caixas de ramal, caleiras ou grelhas, detetando desta forma eventuais afluências indevidas.

Os filtros de areia fazem parte do tratamento terciário da ETAR da Quinta da Bomba e o funcionamento eficiente desta etapa é essencial para a qualidade do efluente final tratado e rejeitado no esteiro de Corroios.