Meios de Pagamento
Meios de Pagamento
hidden
hidden
Breadcrumb
hidden
hidden
Meios de Pagamento
Meios de Pagamento
As faturas mensalmente emitidas pelos SMAS de Almada podem ser liquidadas através de diversos meios:
Nos termos do Regulamento (UE) n.º 248/2014, de 26 de fevereiro 2014, desde 2 de junho de 2014 a adesão ao débito direto é feita mediante pedido à entidade gestora e deixou de estar disponível na Rede Multibanco ou nas entidades bancárias. Para aderir:
- Online - Aceda à sua área de cliente Balcão Digital, selecione “Faturação > Débito Direto", preencha “Titular” e “IBAN” e siga as instruções.
- Preencha o formulário "Autorização de Débito Direto SEPA"(PDF), que deve ser entregue num dos locais de atendmento SMAS (Juntas de Freguesia do Concelho, nos Espaços Cidadão ou na Sede dos SMAS).
- Pode igualmente enviar o formulário para o email geral@smasalmada.pt, devidamente preenchido, com assinatura digital certificada ou juntando copia do cartão de cidadão rasurado para o fim proposto.
O pagamento por Débito Direto ficará ativo quando for indicado na sua fatura. As faturas emitidas até esse momento devem ser liquidadas pelos outros meios de pagamento à disposição.
Ficará a conhecer o valor mensal a debitar na sua conta bancária pois a fatura ser-lhe-a previamente enviada para a morada ou email indicado.
O Débito Direto é uma forma cómoda, simples e segura de efetuar o pagamento de faturas, e que lhe permite definir valor máximo e data limite da autorização.
Para Cancelar a adesão ao Débito Direto:
Para que fique devidamente inativo, o cancelamento do Débito Direto deve sempre ser comunicado aos SMAS de Almada. Pode cancelar a Autorização de Débito em Conta:
- Online - Aceda à sua área de cliente Balcão Digital, selecione “Faturação > Débito Direto", clique em "Cancelar" e sigas as instruções.
- Presencialmente - Preencha o formulário "Desistência do Pagamento por Débito Direto" (PDF), e entregue num dos locais de atendimento SMAS (Juntas de Freguesia do Concelho, nos Espaços Cidadão ou na Sede dos SMAS), apresente o cartão de cidadão.
- Por email - envie o formulário para o email geral@smasalmada.pt, devidamente preenchido, com assinatura digital certificada ou juntando copia do cartão de cidadão rasurado para o fim proposto.
Selecione no Multibanco as opções
- "pagamentos"
- "pagamento de serviços"
Digite a "entidade", a "referência" e o valor que constam na sua fatura.
Diretamente nos locais de atendimento - Juntas de Freguesia do Concelho de Almada, Espaços Cidadão e Tesouraria do edifício Sede dos SMAS.
Passado à ordem dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada. Indique no cheque ou no vale postal o número de cliente e o número da fatura que pretende liquidar.
Nos Agentes Payshop já é possível fazer o pagamento das suas faturas da água dos SMAS de Almada. Basta dirigir-se a um dos mais de 7.000 Pontos de Pagamento CTT - Correios de Portugal/Payshop (incluindo Agentes Payshop, Lojas CTT e Pontos CTT), levar a fatura consigo, pagar em dinheiro e guardar o comprovativo. Descubra o Agente Payshop mais perto de si.
A Payshop, pertence ao Grupo CTT e é uma Instituição de Pagamentos regulada pelo Banco de Portugal, sendo líder de mercado no meio de pagamento presencial.
Prazo de pagamento
O pagamento das tarifas e dos serviços auxiliares deve ser efetuado até à data limite fixada na fatura ou aviso. Ultrapassado o prazo estipulado, poderão ser devidos os juros de mora.
Aviso
Por falta de pagamento dos consumos de água e de outros serviços ou tarifas e após um aviso ao utente, por escrito, com a antecedência mínima de 20 dias, poderá ocorrer a suspensão do fornecimento de água.
Pode optar por receber o valor de uma nota de crédito num dos locais de atendimento dos SMAS de Almada. Se este não for recebido, até à data de emissão da próxima fatura, o valor indicado será automaticamente deduzido na(s) próxima(s) fatura(s).
O Regulamento do Abastecimento de Água e do Saneamento de Água Residuais Domésticas e Industriais dos SMAS de Almada prevê, no artigo 86º, n.º 1, que "em casos excecionais, devidamente fundamentados, pode ser autorizado o pagamento em prestações, num máximo de 6 prestações, com base num plano de pagamento".
Como requerer:
1. Envio por correio: SMAS de Almada – Praceta Ricardo Jorge, n.º2-2 A Pragal, 2804-543 Almada; envio por e-mail: geral@smasalmada.pt e nos postos de atendimentos dos SMAS de Almada (Sede, Juntas de Freguesia e Espaços Cidadão).
2. Só poderá ser requerido pelo titular do contrato ou por terceiros, desde que seja apresentada uma declaração de autorização a terceiros devidamente preenchida e assinada.
3. O requerente terá de fazer prova da titularidade do contrato de fornecimento de água apresentando para o efeito o seu documento de identificação (cartão de cidadão/ bilhete de identidade/ cartão de contribuinte).
Com a decisão de aceitação do plano é liquidada de imediato a 1.ª prestação.
A falta de pagamento de qualquer prestação implica o vencimento imediato das seguintes, assegurando-se a cobrança coerciva da dívida remanescente.