Livros Editados

hidden

hidden

Breadcrumb

hidden

hidden

Livros Editados

História da Água e do Saneamento em Almada

Livro editado pelos SMAS de Almada, no ano de comemoração dos seus 65 anos, da autoria dos historiador e investigador Almadenses Alexandre Flores e António Policarpo.

Obra que resulta de um extenso trabalho de pesquisa histórica, recolha documental e estudo, que neste primeiro volume – "das Origens à criação dos Serviços Municipalizados de Água (SMA): contributos" – retrata o gratificante percurso dos Almadenses no acesso à água, até 1951, ano em que entram em funcionamento os "SMA" de Almada.

Produção cultural agora disponível para a cidade de Almada, cidadãos, historiadores, estudiosos e interessados no tema, integra aspetos históricos menos conhecidos e divulgados, notas, apêndice documental, extensa bibliografia e ilustrações de coleções particulares e institucionais.

"História da Água e do Saneamento em Almada, com mais de 400 páginas, encontra-se  organizado em 14 capítulos, destaque para – Geografia e orografia do território; Abastecimento de água (século XIX); Crimes de apropriação de água pública; Higiene e salubridade; Moléstias e ruína das vinhas; Incêndios, bombeiros e importância da água; Cuidados básicos com a saúde; Surto de varíola; Da ditadura de João Franco à implantação da República; O "reinado" de Augusto Simões Pimenta; Ditadura Militar e "Estado Novo"; Chafarizes e construção clandestina; Homologação e início da obra de abastecimento de água a Almada; Criação dos Serviços Municipalizados de Água (SMA).

Ficha Técnica
Autores: António Policarpo e Alexandre Flores
Título: História da Água e Saneamento em Almada: I - das Origens à criação dos Serviços Municipalizados de Água (SMA) - contributos
Edição: Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, 2016

ETAR da Quinta da Bomba - 22 anos de História

Livro publicado na cerimónia de inauguração das obras de modernização e qualificação da ETAR da Quinta da Bomba, apresenta esta grande infraestrutura intermunicipal de tratamento das águas residuais de Almada e do Seixal.

Um "percurso" pelos seus 22 anos de funcionamento, desde a decisão de construção - projeto e obra - aos impactos local e ambiental resultantes. As intervenções de beneficiação e ampliação realizadas ao longo do seu funcionamento e o mais recente investimento de referência em obras de modernização e ampliação, que dotaram a ETAR das mais avançadas soluções e tecnologias de resposta aos mais exigentes padrões de qualidade. Com fotografias, maquete e explicação detalhada das várias fases e etapas do processo de tratamento.

Ficha Técnica
Autoria: SMAS de Almada
Título: ETAR da Quinta da Bomba – 22 Anos de História
Edição: Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, 2016

Regulamento do Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais

Cronologia da História da Água e do Saneamento em Almada-1ªEdição

Publicação SMAS, dos investigadores Alexandre Flores e António Policarpo, que sistematiza em formato cronológico e iconográfico os aspectos mais marcantes da Água e Saneamento, no longo percurso e relação com o território e as gentes do concelho de Almada. Um trabalho que dará origem ao livro "História da Água e Saneamento em Almada".

Ficha Técnica
Autores
: Alexandre M. Flores e António Neves Policarpo
Título: Cronologia da história da água e saneamento em Almada
Edição: Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, 2009

Cronologia da História da Água e do Saneamento em Almada-2ªEdição

Publicação SMAS, dos investigadores Alexandre Flores e António Policarpo, que sistematiza em formato cronológico e iconográfico os aspectos mais marcantes da Água e Saneamento, no longo percurso e relação com o território e as gentes do concelho de Almada. Um trabalho que dará origem ao livro "História da Água e Saneamento em Almada".

Ficha Técnica
Autores
: Alexandre M. Flores e António Neves Policarpo
Título: Cronologia da história da água e saneamento em Almada
Edição: Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, 2011

Catálogo Ideias Criativas para a produção de fotografia e vìdeo

Publicação no âmbito da exposição “Ideias Criativas para Produção de Fotografia e Vídeo”, concurso organizado pelos SMAS de Almada no ano em que celebram o 60º aniversário, em parceria com o projecto ImaginArte Almada, reúne as fotografias e os vídeos premiados no Concurso Ideias Criativas Para a Produção de Fotografia e Vídeo aberto aos alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Almada.

As fotografias e vídeos surgem dos temas sugeridos “A Água e o seu Uso Humano” e ou “60 anos dos SMAS de Almada” e apresentados pelos alunos, e mostram um grau de conhecimento dos meios digitais de imagem e vídeo e de criatividade que foi possível apreciar na exposição, patente na Oficina da Cultura em Almada.

Ficha Técnica

Autores:  SMAS de Almada
Título: Ideias para a produção de fotografia e vídeo
Edição: Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, 2011

História do abastecimento

Um breve percurso pelo abastecimento de água à cidade de Almada, evocando um dos símbolos que melhor o expressam, os chafarizes, reproduzidos na mensagem estética e plástica do painel de azulejos concebido por Carlos Canhão e José António Silva e com textos extraídos do livro Chafarizes de Almada.

Ficha Técnica

Autores:  Textos extraídos do livro ? Chafarizes de Almada? de Alexandre Flores (texto) e Carlos Canhão (aguarelas), edição dos SMAS de Almada (1994); Adaptação dos textos por Catarina Freitas e Carlos Canhão; Azulejos de Carlos Canhão e José António Silva
Título: História do Abastecimento de Água à Cidade de Almada. Um contributo - Azulejos de Carlos Canhão e José António Silva
Fotografia: Joaquim Nabais
Edição: Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, 1998

Água d'Almada

Esta publicação recorre à arte da fotografia para recordar as complexas e múltiplas presenças da água no quotidiano humano, observando-a do lado de quem a usa e de quem a ?trabalha?. O lançamento deste livro de fotografias da autoria de José Luís Guimarães, assinalou a celebração do Dia Nacional da Água pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada no ano de 2004.

Ficha Técnica

Autor: José Luís Guimarães
Título: Água de Alma(da)
Capa: Atelier Laranjeira
Fotografia Capa: José Luís Guimarães
Edição: SMAS Município de Almada, 2004

Chafarizes de Almada

Trabalho pictórico e de investigação histórica e antropológica, com textos da autoria de Alexandre M. Flores e aguarelas do pintor Carlos Canhão. Uma difusão e descrição aprofundada da importância dos chafarizes no âmbito da história do abastecimento de água no Concelho.

Ficha Técnica

Autor: Alexandre M. Flores (texto)/Carlos Canhão (Aguarelas)
Título: Chafarizes de Almada
Capa: Chafariz de Cacilhas
Edição: Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, 1994

Mulheres na História da Água

Monografia evocativa das mulheres Aguadeiras e Lavadeiras que trabalharam na então vila de Almada e seu termo. ?Mulheres cuja história de vida se confunde e dilui na própria história do abastecimento de água do Concelho?. 

Destaque para o  significado social que muitas mulheres assumiram ao desempenhar estas funções, um contributo de reconhecimento pela sua luta contra as condições desiguais em que as mulheres nesses tempos como em muitas situações nos dias de hoje enfrentavam no seu trabalho.? 

Ficha Técnica
Autores
: António Neves Policarpo
Título: Mulheres na história da água. Aguadeiras e lavadeiras da vila e termo de Almada.
Edição: Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, 2003

Aquaventura em Almada

Livro de Banda Desenhada, destinado às crianças dos 6 aos 12 anos, com divertidas personagens que ajudam os mais jovens a melhor entender os processos ligados à água na natureza e no meio urbano, através de uma ?viagem? que percorre o Concelho de Almada.

Ficha Técnica
Ilustração
: Carlos Laranjeira e Paulo Rebelo
Textos científicos: Isabel Laranjeira
Título: Os Agentes S.M.A.S numa Aquaventura em Almada
Edição: SMAS Almada, 2006

Catálogo - I Concurso de Fotografia ImaginArte Almada

Catálogo de fotografia que reúne os trabalhos premiados e distinguidos no âmbito do I concurso de fotografia ImaginArte Almada, que contou com o apoio dos SMAS e cujo tema foi "A água".
 
Ficha Técnica
Autor
: ImaginArte / SMAS Almada
Título: I Concurso de Fotografia ImaginArte Almada 2009
Edição: SMAS Almada, 2009

Catálogo de fotografia que reúne a imagem dos trabalhos dos artistas plásticos holandeses, Barbara Walraven e Bert Holvast, que estiveram em exposição ao público no Convento dos Capuchos, tendo a água como elemento omnipresente das expressões criativas dos autores.
 
Ficha Técnica
Edição
: 2009