Inscrição de Canalizadores

hidden

hidden

Breadcrumb

hidden

hidden

Inscrição de Canalizadores


No concelho de Almada a instalação de redes de distribuição interior de água e de sistemas de drenagem predial deverá ser executada por canalizadores inscritos, sempre que a intervenção implique manobrar a torneira de olho, ou a torneira de portinhola.

A inscrição será concedida após entrevista onde o interessado demonstre ter conhecimentos adequados, das normas e exigências regulamentares em vigor. 

O canalizador inscrito deverá executar as obras de acordo com as Normas e Regulamentos em vigor, ficando sujeito às penalidades e sanções, prescritas nos mesmos (nos casos mais graves, a suspensão do exercício na área do Município, por períodos que podem ir de um a cinco anos).


  • Preencha Requerimento tipo para Inscrição de Canalizadores (PDF) ou este formulário Online
  • Entregue 1 fotografia tipo passe, atual; 
  • Fotocópia válida do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade*;
  • Fotocópia de declaração recente de IRS ou IRC (caso se trate de entidade empresarial) e da Carteira Profissional;

* Caso não concorde com a entrega da fotocópia do seu cartão do cidadão, queira por favor apresentar o original nos nossos serviços.

Será agendada, uma data para a realização da entrevista para avaliação do nível de conhecimentos, sobre Normas Técnicas e Regulamentos em vigor no Município, nomeadamente: 

Regulamento do Abastecimento de Água e do Saneamento de Águas Residuais (RAASAR) - edição de 2011;    

Ao profissional inscrito será fornecido cartão de identificação, o qual terá a validade inicial, de dois anos renovável ao fim deste prazo. 

A inscrição não tem custo associado.

O cartão de canalizador inscrito nos SMAS Almada é renovável mediante a apresentação de comprovativo IRS/IRC atualizados.

Na Sede dos SMAS Almada.