Os trabalhadores dos SMAS podem ter que se deslocar ao local de consumo de água (residência, comércio ou indústria, obra) para efetuarem determinadas tarefas:
- Leitura do contador de água;
- Instalação de contador de água;
- Reparação da torneira de segurança do contador;
- Outras tarefas requeridas pelo utente.
Em regra, os trabalhadores dos SMAS não necessitam de entrar na residência do utente, apenas precisam de aceder à caixa do contador. Necessitam excecionalmente de entrar na residência do utente quando o contador se encontra no interior da habitação ou para verificarem a rede predial de água e de águas residuais, nomeadamente em caso de obra.
Noutras situações, o utente é antecipadamente informado, por escrito, para a necessidade de um trabalhador aceder à residência para verificação de alguma situação relacionada com a instalação da rede de água ou de águas residuais.
Todos os trabalhadores dos SMAS que se deslocam à residência do utente são reconhecíveis através do cartão dos Serviços. Frequentemente deslocam-se em viatura que apresenta o logotipo dos SMAS. Os canalizadores apresentam-se com farda que tem desenhada o logotipo dos SMAS.
Os Serviços Municipalizados do Município de Almada alertam o utente para a possibilidade de indivíduos poderem bater à sua porta fingindo que são trabalhadores destes Serviços. Já aconteceu no passado.
Para salvaguarda da sua segurança, o utente deve ter os seguintes cuidados:
- Verificar se o cartão de identificação tem a fotografia, o número do trabalhador e o logótipo dos SMAS.
- Pedir ao trabalhador dos SMAS o número de instalação ou número de cliente, e verificar se coincidem com os números inscritos na sua fatura.
Se tiver dúvidas acerca da identidade do trabalhador, antes de abrir a porta, ligue para os SMAS de Almada - telefone 212 726 001.