Notícias

hidden

hidden

Breadcrumb

Instalação de Válvulas Redutoras de Pressão e de Zonas de Medição e Controlo na Costa da Caparica.

18-05-2022

Instalação de válvulas redutoras de pressão e criação de zonas de medição e controlo (ZMC) na Costa da Caparica

Anualmente, entram no sistema de abastecimento de água a Almada, aproximadamente, 17,5 milhões de metros cúbicos de água. Essa água, captada no aquífero Tejo-Sado, é posteriormente enviada para diversos reservatórios distribuídos pelo nosso Concelho.

O percurso entre os Furos de Captação e a torneira das nossas casas tem uma extensão de mais de 800 km de condutas e alguma dessa água ​pode ser, infelizmente, perdida em fugas de água.

A zona de abastecimento da Costa da Caparica é um subsistema com uma rede de distribuição muito extensa e com alguns problemas identificados ao nível das perdas de água na rede pública.

Os SMAS Almada pretendem aumentar o grau de fiabilidade e o controlo nas redes de abastecimento nesta área de influência melhorando a utilização deste recurso hídrico, com a instalação de um conjunto significativo de equipamentos, nomeadamente 3 Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) e 3 Medidores de Caudal, que vão permitir adequar a pressão da água nas diversas zonas de acordo com as necessidades da população e monitorizar, em tempo real, o consumo de água ao longo da rede de distribuição.

Com a conclusão destes trabalhos, a zona de abastecimento da Costa da Caparica passa a estar dividida em 7 zonas de menor dimensão (ZMC), permitindo identificar com maior precisão e rapidez qualquer anomalia na rede.

Estes modernos equipamentos, ligados diretamente ao Centro de Comando que controla remotamente o abastecimento de água no Concelho, permitem gerir a pressão da água, detetar roturas na rede de distribuição e reduzir as perdas de água contribuindo para uma melhoria da sustentabilidade ambiental. 

Para minimizar o impacto destas intervenções foram reforçadas as equipas permitindo a realização simultânea de diversas intervenções de elevada complexidade. Várias equipas dos SMAS acompanharam em permanência a execução dos trabalhos (Fiscalização, Gestão de Redes de Água, Gestão do Abastecimento de Água,...)

Instalação de Válvulas Redutoras de Pressão e de Zonas de Medição e Controlo na Costa da Caparica.