Sítio oficial de informação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada

ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
ONLINE
PIQUETE**
800 205 712
LEITURAS*
212 726 101
APOIO AO CLIENTE*
212 726 001

Notícias

Publicador de Conteúdo
Aviso

AVISOS:

Breadcrumb
Plano Poupança Água e Energia

21-12-2022

Plano de Poupança de Água e Energia - SMAS Almada

O Plano de Poupança de Água e Energia engloba medidas de redução para as áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade, e abrange todas as atividades e instalações dos SMAS de Almada, sendo dado particular destaque às medidas afetas à energia.

Este Plano de Poupança de Água e Energia dos SMAS de Almada surge na sequência da crise geopolítica que se faz sentir atualmente na Europa, com graves consequências para o setor da energia, sendo um dos instrumentos que responde ao repto do Governo de Portugal para a redução voluntária de 15% do consumo energético lançado aos setores da administração pública, central e local, e privado (incluindo indústria, comércio, serviços e cidadãos).

Medidas de Poupança nos SMAS de Almada

Para assegurar o abastecimento de água e a drenagem e tratamento de águas residuais, os SMAS de Almada, consomem, anualmente, mais de 20 GWh de energia elétrica e 59.000 m3 de água, com um custo aproximado de 7 milhões de euros. 
Os equipamentos que consomem mais energia são os grupos elevatórios instalados nos Furos de Captação, nas Estações Elevatórias (Água Potável, Águas Residuais Domésticas e Pluviais) e nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). 
Nos processos internos (limpeza de instalações, sanitários, regas, desobstrução de coletores de águas residuais, …) foram utilizados, aproximadamente, 59.000 metros cúbicos de água. A maior parte deste volume (61%) foi utilizado nos processos industriais das Estações Elevatórias de Águas Residuais, ETAR e Estações Elevatórias de Água.
Para assegurar a sustentabilidade ambiental e financeira na organização, foi desenvolvido o Plano de Poupança de Água e Energia com o objetivo de reduzir a pegada energética e hídrica associadas às atividades desenvolvidas nos SMAS de Almada. 

Medidas Gerais a Implementar
Para a redução do consumo de água e energia nos SMAS de Almada, o Plano de Poupança de Água e Energia inclui um conjunto de 13 medidas, distribuídas por 1 de comunicação e sensibilização, 3 de formação e capacitação, e 9 de comportamentos e recomendações.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
CR1: Reduzir o consumo energético associado à iluminação exterior das instalações
CR2: Reduzir o consumo energético relacionado com iluminação interior 
CR3: Reduzir o consumo energético na climatização de espaços e utilização de equipamentos administrativos 
CR4: Promover, na medida do possível, práticas de gestão dos recursos humanos que permitam a redução dos consumos energéticos 
CR5: Produção local de eletricidade a partir de fontes de energia renovável 
CR6: Aumentar a eficiência energética em processos industriais 
FC1: Capacitar os técnicos dos SMAS Almada para a implementação, dinamização e monitorização de medidas para a eficiência de recursos 
FC2: Formar e/ou capacitar para potenciar a eficiência energética

EFICIÊNCIA HÍDRICA 
CR7: Aumentar a eficiência hídrica nos Processos Gerais 
CR8: Reduzir o desperdício de água na rega de espaços exteriores 
CR9: Aumentar a eficiência hídrica em processos industriais
 FC3: Formar e/ou capacitar para potenciar a eficiência hídrica 

COMUNICAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
CS1: Realizar campanha de comunicação e sensibilização para diferentes públicos-alvo enquanto agentes fulcrais para a redução do consumo energético.
 

Atualizado em: 16-02-2024