Futuro Museu da Água de Almada no Reservatório do Pragal
Notícias

31-05-2022
Futuro Museu da Água de Almada no Reservatório do Pragal
O Museu da Água, será implantado no reservatório do Pragal.
Os SMAS de Almada estão a desenvolver os trabalhos para a abertura de um novo polo turístico e museológico no Concelho, o Museu da Água, a ser implantado no reservatório do Pragal, situado na área contigua ao Santuário do Cristo Rei (um dos monumentos mais visitados de Portugal).
A aposta em assumir a gestão do reservatório de água do Pragal, conjugada com a valência museológica, tem como objetivo desenvolver uma atuação cada vez mais pedagógica, didática e interveniente, no âmbito da educação e sensibilização ambiental e da divulgação científica e tecnológica em relação ao ciclo urbano da água em Almada e no Mundo.
Os SMAS de Almada pretendem assim, acompanhar o “grito de emergência climática” que acontece em todo o Mundo, como parte de um movimento que visa mitigar as alterações climáticas, dando ênfase à importância da água em todos os ecossistemas.
Os trabalhos de planeamento e conceção do Museu da Água já começaram, com a empresa vencedora do Concurso, e contam com o apoio de várias áreas técnicas dos SMAS de Almada.
Nesta importante infraestrutura do sistema de reserva e distribuição de água às populações esteve patente, durante muitos anos, uma exposição sobre a água e os SMAS de Almada, essencialmente visitada pela comunidade escolar do Concelho.
O futuro “Museu da Água” vai ser dotado de um serviço educativo, para fomentar e fortalecer a ligação com toda a comunidade educativa, mas destina-se ao público em geral, a todos os turistas nacionais e estrangeiros, grupos ambientalistas, organizações de intervenção social, comunidades locais e a todas as partes interessadas.
Este projeto será uma mais-valia para o Município, devido à sua localização privilegiada e à criação de um roteiro turístico da água, tornando esta “nova parte da Cidade” num local mais atrativo e inovador a nível local, nacional e internacional.