Notícias
24-11-2023
Investimento em equipamento para trasfega de água residual
No âmbito do plano de reforço de novos equipamentos, os SMAS de Almada adquiriram uma bomba de drenagem de superfície de elevado desempenho com insonorização. O Presidente do Conselho de Administração, José Pedro Ribeiro, e a Diretora Delegada, Pollyana Soares, visitaram hoje as instalações da Estação Elevatória de Águas Residuais do Torrão, Costa de Caparica.
Durante esta visita, foi realizado um ensaio deste equipamento. Esta bomba de drenagem de superfície, de elevado desempenho com insonorização, composta por uma unidade de separação de ar, uma bomba de vácuo e um impulsor semiaberto, torna possível aos SMAS de Almada realizar o bombeamento de líquidos com sólidos em suspensão, permitindo a trasfega de água residual.
Esta investimento permite reforçar as equipas operacionais da Divisão de Gestão das Redes de Drenagem, em especial na manutenção preventiva e curativa de emissários da rede pública de drenagem e de outros órgãos, como as Estações Elevatórias de Águas Residuais (EEAR), evitando-se com isso a contaminação ambiental, problemas ao nível da saúde pública e prejuízos materiais.
Atualizado em: 16-02-2024