Notícias

hidden

hidden

Breadcrumb

INSTALAÇÃO DE VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO NA ZONA DE ABASTECIMENTO DA COSTA DE CAPARICA

12-04-2024

INSTALAÇÃO DE VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO NA ZONA DE ABASTECIMENTO DA COSTA DE CAPARICA

Anualmente, entram no sistema de abastecimento de água a Almada, aproximadamente, 17,5 milhões de metros cúbicos de água, que é captada no aquífero Tejo-Sado e posteriormente enviada para diversos reservatórios distribuídos pelo nosso Concelho. O percurso entre os Furos de Captação e a torneira das nossas casas tem uma extensão de mais de 800 km de condutas e alguma dessa água ​pode ser, infelizmente, perdida por via de fugas.

A zona de abastecimento do Reservatório de Brielas abrange uma área de cerca de 10km2, que corresponde à Freguesia da Costa de Caparica, e trata-se de um subsistema com uma rede de distribuição muito extensa e com alguns problemas já identificados ao nível das perdas de água na rede pública.

Os SMAS de Almada pretendem aumentar o grau de fiabilidade e o controlo nas redes de abastecimento nesta área de influência, melhorando a utilização deste recurso hídrico com a instalação de um conjunto significativo de equipamentos, nomeadamente Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), que permitirão adequar a pressão da água nas diversas zonas de acordo com as necessidades da população.

Atualmente, na Costa de Caparica, encontram-se instaladas e em funcionamento 3 Válvulas Redutoras de Pressão, com controlo bi-horário, que possibilitam criar diversos patamares de pressão ao longo dos dias, e nas várias zonas, como por exemplo em Terras da Costa.

O recurso a estes modernos equipamentos, ligados diretamente ao Centro de Comando, que controla remotamente o abastecimento de água no Concelho, permitem gerir a pressão da água, detetar roturas na rede de distribuição e reduzir as perdas de água, contribuindo para uma melhoria da sustentabilidade ambiental.

Com o objetivo de otimizar a gestão de pressões e minimizar as perdas nesta zona de abastecimento, os SMAS de Almada procederam à instalação de uma nova Válvula Redutora de Pressão na zona da Cova do Vapor.

Esta válvula, uma das mais modernas disponíveis no mercado, e construída em material Polímero Composto certificado para água potável, foi cedida a título experimental e sem custos pela empresa ÁguaSistemas. Esta cooperação servirá para validar uma solução tecnológica, e para que outras Entidades Gestoras possam verificar, em tempo real, o desempenho deste equipamento.