Sítio oficial de informação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada

ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
ONLINE
PIQUETE**
800 205 712
LEITURAS*
212 726 101
APOIO AO CLIENTE*
212 726 001

Notícias

Publicador de Conteúdo
Aviso

AVISOS:

Breadcrumb
Alunos da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto visitam a ETAR do Portinho da Costa

24-03-2023

Alunos da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto visitam a ETAR do Portinho da Costa

A ETAR do Portinho da Costa, recebeu, no passado dia 23 de março, um grupo de alunos da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Pragal), no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas do 7º ano.

Acompanhados pelas suas professoras, o objetivo da visita foi o de conhecer o funcionamento de uma ETAR, consolidar conhecimentos das disciplinas de Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais e também, sensibilizar para a preservação do meio ambiente e promover a consciência da água enquanto bem público.

O município de Almada dispõe de 4 ETAR, geridas pelos SMAS, com capacidade para tratar 100% das águas residuais produzidas no concelho. A ETAR do Portinho da Costa, apesar de ter capacidade para tratar as águas residuais de 140000 pessoas, na atualidade trata os efluentes de 70 a 100 mil habitantes (época alta), provenientes, essencialmente, das freguesias da Costa da Caparica e Trafaria.

Na visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes processos físicos, químicos e biológicos que permitem remover as substâncias contaminantes que existem nas águas dos nossos esgotos: que vão desde objetos sólidos,  a areias, gorduras, nutrientes dissolvidos até aos microrganismos patogénicos e outros poluentes.

Alunos da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto visitam a ETAR do Portinho da Costa
 

Atualizado em: 16-02-2024