ETAR da Quinta da Bomba - Reabilitação do sistema de elevação do afluente
Notícias

05-03-2022
ETAR da Quinta da Bomba - Reabilitação do sistema de elevação do afluente
A ETAR da Quinta da Bomba é uma infraestrutura dotada das mais avançadas tecnologias de tratamento e capaz de responder com segurança aos mais exigentes padrões de qualidade, mas isso só é possível, se tivermos a mesma exigência na sua gestão e manutenção.
A entrada do afluente (caudal de águas residuais domésticas) nesta instalação, possui três linhas equipadas com sistemas de elevação, por parafuso de Arquimedes de grande dimensão. O tempo de funcionamento e a corrosão a que estão sujeitos, levaram os SMAS de Almada a proceder à reparação de algumas anomalias identificadas, quer de natureza estrutural, quer em termos dos próprios equipamentos.
Os trabalhos incluíram a substituição de equipamentos eletromecânicos, a reabilitação de toda a estrutura de betão onde assentam os parafusos de Arquimedes e de restante equipamento, repondo assim a capacidade de elevação do afluente.
A empreitada encontra-se em estado de finalização. Esta semana foi colocado o último parafuso no canal, uma peça de grandes dimensões e essencial na elevação do afluente à cota de dez metros para que o tratamento se processe.
A ETAR da Quinta da Bomba, em funcionamento desde 1994 é gerida pelos SMAS de Almada, é uma estação intermunicipal, municípios de Almada e do Seixal, foi a primeira grande infraestrutura da região de Setúbal, tendo sido concebida para tratar as águas residuais equivalentes a 198.200 habitantes.