Notícias

hidden

hidden

Breadcrumb

Ilustração de lixo que não devemos deitar na sanita: lenços, cigarros, fraldas, restos de comida. Na sanita, só papel higiénico.

15-11-2023

Dia Mundial do Saneamento 2023

Hoje, 19 de novembro, assinalamos o Dia Mundial do Saneamento, decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013. 

O objetivo desta data é apelar à importância de garantir o acesso global, da população mundial, a instalações sanitárias condignas e a serviços de saneamento básico, que assegurem a recolha e o tratamento dos esgotos, como meios de salvaguardar a saúde humana e a sustentabilidade ambiental.

Em Almada, desde 1957, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Almada) asseguram, em condições adequadas e seguras, o serviço de saneamento de águas residuais no Concelho. Este serviço é fundamental e envolve uma gestão contínua, 24 horas por dia, de diferentes processos realizados em diversas instalações. Garante a recolha e o encaminhamento das águas residuais, provenientes das redes prediais e pluviais, através de uma rede pública com mais de 1000 Km de coletores de drenagem instalados no subsolo, que ligam às Estações Elevatórias e às quatro Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Município, com capacidade de recolha e de tratamento de 100% das águas residuais produzidas no Concelho de Almada.
 
Neste “Dia Mundial do Saneamento 2023” mostramos-lhe, em vídeo, o funcionamento de uma das nossas 4 ETAR, a Quinta da Bomba, com o detalhe das etapas e a complexidade dos processos que realiza e que asseguram o correto tratamento e despoluição do esgoto que sai das nossas casas, antes de o devolvermos ao Rio.

 

Todos nós podemos contribuir diariamente para a sustentabilidade ambiental, através da adoção de comportamentos mais sustentáveis, tais como não colocar lixos nas sanitas e ralos, como: restos de comida e gorduras, cabelos, toalhitas, cotonetes, algodão, pensos, fraldas, entre outros, evitando assim avarias e entupimentos nos coletores e nas ETAR, que comprometem o tratamento e envolvem elevados custos de reparação.

cartaz do dia mundial do saneamento

 
Embora a gestão do saneamento seja maioritariamente não visível, todos reconhecemos e vivenciamos diariamente as vantagens de viver num território com mais qualidade de vida, saúde pública, melhor meio ambiente, qualidade da água e proteção das espécies do rio Tejo, assim como da água das praias da Costa Atlântica, anualmente distinguidas com “Qualidade de Ouro”. 
 
Juntos celebremos este dia, com os benefícios dos Serviços de Saneamento. Na sanita só papel, tudo o resto é no caixote do lixo.