Sítio oficial de informação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada

ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
ONLINE
PIQUETE**
800 205 712
LEITURAS*
212 726 101
APOIO AO CLIENTE*
212 726 001

Notícias

Publicador de Conteúdo

AVISOS:

Breadcrumb
Financiamento POSEUR

22-05-2023

Os SMAS de Almada concluem as intervenções para minorar as perdas de água, no âmbito de financiamento pelo POSEUR

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada (SMAS de Almada) para minorar o problema das perdas de água, a ocorrência de roturas e a existência de falhas no abastecimento de água, e garantir a sustentabilidade do sistema de abastecimento de água no concelho de Almada, delinearam uma estratégia a longo prazo.

No âmbito dessa estratégia, os SMAS de Almada apresentaram candidatura ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), para o “Controlo e Redução de Perdas de Água em redes de Distribuição do Município de Almada”.

Esta candidatura, integrou investimentos no valor de 1.810.074,80 euro, tendo sido apoiada pelo POSEUR com o valor de 369 366,80 euro. Permitiu realizar investimentos na rede de distribuição de água, que incluiu as seguintes intervenções:

  1. Criação de Zonas de Medição e Controlo (ZMC), nos subsistemas de Pragal e Brielas que apresentavam perdas de água mais elevadas;
  2. Instalação de Válvulas de Redutoras de Pressão (VRP), para o controlo de pressão no subsistema do Pragal e no subsistema de Brielas;
  3. Aquisição e instalação de novos equipamentos de deteção de fugas e a sua integração no Centro de Comando de Telegestão;
  4. Substituição da rede de abastecimento de água:
    • Remodelação de redes abastecimento de água na rua Manuel de Sousa Coutinho, em Almada;
    • Remodelação de redes abastecimento de água na rua Torcato José Clavine e rua Galileu Saúde Correia, no Pragal;
    • Remodelação de redes abastecimento de água na praça Nossa Senhora dos Navegantes, na Costa de Caparica;
    • Requalificação da rede de abastecimento de água na rua Dr. António José de Almeida, na Cova da Piedade;
    • Remodelação de redes abastecimento de água nas ruas D. Sancho I e D. Manuel I, em Almada.
  5. Elaboração de Plano de Redução de Perdas e Relatório Técnico.

Estes investimentos, cujas intervenções foram recentemente concluídas, permitiram remodelar e qualificar a rede de abastecimento de água numa extensão de 3,18 km e reduzir as perdas de água, através de uma gestão eficiente da pressão e de deteção de fugas e, por isso, a uma melhoria do serviço prestado aos munícipes de Almada.

Atualizado em: 03-11-2025