Sítio oficial de informação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada

ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
ONLINE
PIQUETE**
800 205 712
LEITURAS*
212 726 101
APOIO AO CLIENTE*
212 726 001

Notícias

Publicador de Conteúdo
Aviso

AVISOS:

Breadcrumb
Praia da Costa da Caparica

13-05-2024

Concelho de Almada: Bandeiras Azuis e Qualidade de Ouro em 2024

A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação já anunciou, as 440 Bandeiras Azuis atribuídas em 2024, pelo Júri Internacional, em Portugal. 

No Concelho de Almada, na época balnear que se aproxima, a bandeira azul será hasteada em dez praias da Costa da Caparica, repetindo-se as distinções do ano anterior: São João da Caparica; Santo António da Caparica; CDS; Tarquínio e Paraíso; Dragão Vermelho; Nova; Mata; Rainha; Sereia; Infante. 

As distinções não se ficaram no entanto por aqui e os resultados das Praias “Qualidade de Ouro” da Associação Ambientalista Quercus, também agora divulgados,  premiaram ainda 17 praias do Concelho – Bela Vista/Nova Vaga; Cabana do Pescador; Castelo; CDS/ST. António; Fonte da Telha; Infante; Mata; Morena; Praia Nova/Nova Praia; Rainha; Rei; Riviera; S. João da Caparica/Praia do Norte; Saúde; Sereia; Tarquínio e Paraíso / Dragão Vermelho.

Estes dois galardões renovam a confiança aos milhares de banhistas que, todos os anos, elegem como destino as praias da Costa da Caparica para veraneio.

Nos SMAS de Almada orgulhamo-nos destes resultados e damos o nosso contributo ambiental e para a qualidade das águas das praias, através da gestão diária do saneamento com recolha das águas residuais que canalizamos para o tratamento e despoluição nas ETAR do Município, antes de devolver ao rio, protegendo assim a frente atlântica da Costa da Caparica.

De recordar que a “Bandeira Azul” é um símbolo de qualidade anualmente atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, que avalia e reconhece o cumprimento de um conjunto de critérios relativos a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços.  O programa de educação ambiental Bandeira Azul, que este ano definiu como lema "O Mar precisa de Líderes! A tua praia é a tua causa!", procura sensibilizar a sociedade para as questões ambientais, em particular para os assuntos relacionados com o mar, e alerta para a necessidade de mudança de comportamentos como evitar o desperdício; reduzir a utilização de plástico; a urgência de proteger os ecossistemas marinhos, as dunas e a praia.
 
A Bandeira Qualidade de Ouro anualmente reconhece a qualidade das águas balneares, com base num histórico de análises oficiais realizadas a essas águas, e respetiva classificação da Agência Portuguesa do Ambiente, disponibilizada através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH). Foi, este ano, atribuído a 420 praias do país.
 

Atualizado em: 28-05-2024