Notícias

hidden

hidden

Breadcrumb

Prestação de Contas 2021

03-05-2022

Aprovação do Prestação de Contas 2021

A Assembleia Municipal de Almada aprovou na Segunda Reunião da Sessão Ordinária, realizada no dia 28 de abril de 2022, o "Relatório de Prestação de Contas dos SMAS de Almada" relativo ao exercício de 2021.

O presente relatório espelha as atividades realizadas e o desempenho dos SMAS de Almada, conforme as linhas estratégicas definidas e Opções do Plano dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada aprovadas. Destaque para a saudação especial aos SMAS de Almada que, em 2021, completaram sete décadas de atividade. Em cada década, como em cada ano, importa valorizar a sua missão, assegurada com solidez e reconhecimento setorial.

O ano de 2021 fica fortemente marcado pela crise pandémica da COVID-19, que teve repercussões a nível social, económico e financeiro. Neste quadro, foram adotadas e implementadas medidas de gestão que correspondessem, em simultâneo, ao cumprimento da regulamentação vigente e às orientações das autoridades de saúde, garantindo assim de forma eficiente e eficaz a continuidade regular da prestação dos Serviços.
 

Principais atividades e prémios

Apresentam-se algumas das principais atividades concretizadas, assim como outros aspetos relevantes, segundo os três pontos de orientação estratégica - Satisfação das Necessidades dos Utentes, Sustentabilidade da Organização e Sustentabilidade Ambiental - que compõem este documento:
- A integração do furo SL3, reforçando o abastecimento nas áreas de influência dos reservatórios do Laranjeiro e do Pragal;
- A entrada no sistema de abastecimento de água de 17 736 382 m3, mantendo valores muito semelhantes ao ano transato;
- A conclusão da remodelação das salas de química e microbiologia do Laboratório de Controlo de Qualidade da Água dos SMAS de Almada que permitiu melhorar a sua funcionalidade;
- O espaço do atendimento ao público, no edifício Sede dos SMAS, foi renovado, com maior conforto, modernidade e melhores condições de acolhimento, de trabalho e de acessibilidade para o público em geral e, em particular, para os utentes com mobilidade reduzida;
- A representação institucional no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento 2021 com apresentação de comunicações técnicas e moderadores de painel. De salientar, a conquista pela quarta vez consecutiva do 1.º lugar no Pipe Contest 2021 - Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga;
- A construção e remodelação das redes de drenagem ao longo da EN 377;
- A reabilitação da entrada de caudal da ETAR da Quinta da Bomba – substituição dos parafusos de Arquimedes;
- No Projeto Ambiental ARUT - Reutilização de Água Residual Urbana Tratada - foram produzidos para reutilização 363124 m3 de águas residuais tratadas nas ETAR (mais 8% do que em 2020), corresponde a cerca de 2% da água residual tratada nas ETAR municipais, garantindo uma autossuficiência de água de 89 % (mais 3% do que em 2020).

Ao nível dos recursos humanos, os SMAS de Almada terminaram o ano com um total de 461 trabalhadores distribuídos pelas diferentes carreiras.
 

Serviço com equilíbrio e rigor de gestão 

Os resultados do exercício gerados em 2021, atingem o valor de 3.080.036,11€. A 31 de dezembro de 2021, as contas apresentam os seguintes resultados nos indicadores de referência: 76% de independência financeira; 3,13 de Solvabilidade; 1,42 de Liquidez.

No exercício de 2021, os SMAS de Almada reafirmam-se, nos seus resultados, como um serviço com equilíbrio e rigor de gestão, responsabilidade social na resposta às necessidades da população do Concelho, com sustentabilidade ambiental.