Notícias

hidden

hidden

Breadcrumb

Alunos da Escola Romeu Correia visita ETAR do Valdeão

04-05-2023

Alunos da Escola Romeu Correia visita ETAR do Valdeão

Cerca de 40 alunos do 9º ano da Escola Romeu Correia, visitaram, no âmbito da disciplina de Físico-Química e de Cidadania, a ETAR do Valdeão, em exploração pelos SMAS de Almada desde 1996.

Esta instalação foi concebida e construída pelo IGAPHE para o tratamento dos efluentes hospitalares do Hospital Garcia de Orta e faz parte do aglomerado populacional do Bairro do Matadouro, correspondendo a uma população de 7945 habitantes equivalente. Ao longo do seu período de vida, a ETAR do Valdeão tem sido objeto de obras de otimização e grande beneficiação de equipamento.

Nesta visita ficaram a conhecer o funcionamento de uma ETAR, consolidaram os conhecimentos das disciplinas de Físico-Química e Cidadania e aprenderam a importância da preservação do meio ambiente e da água enquanto bem público

Puderam também conhecer os diferentes processos físicos, químicos e biológicos que permitem remover as substâncias contaminantes que existem nas águas dos nossos esgotos: que vão desde objetos sólidos, a areias, gorduras, nutrientes dissolvidos até aos microrganismos patogénicos e outros poluentes.

Alunos da Escola Romeu Correia visita ETAR do Valdeão