Sítio oficial de informação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada

ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
ONLINE
PIQUETE**
800 205 712
LEITURAS*
212 726 101
APOIO AO CLIENTE*
212 726 001

Notícias

Publicador de Conteúdo
Aviso

AVISOS:

Breadcrumb
Agua Centro

15-05-2024

Água da Nascente do Centro Sul utilizada nas obras de alargamento do IC20

Os SMAS Almada disponibilizaram água não potável à empresa responsável pela execução do alargamento do IC20, minimizando assim a utilização de água potável nas diversas atividades de construção civil a realizar nesta empreitada.

De forma a reforçar a qualidade desta água, os SMAS de Almada instalaram um sistema de desinfeção por ultravioletas (UV).

A colocação em funcionamento deste equipamento de elevado poder germicida, associada a uma monitorização regular da qualidade da água da nascente pela equipa do Laboratório de Controlo da Qualidade da Água dos SMAS de Almada, garantem a utilização segura desta água para os fins a que se destina.

Agua Centro Sul

É simples poupar, é fácil reutilizar!

Para garantir as necessidades de água potável na Península de Setúbal, foram construídos, desde meados do século passado, centenas de furos de captação de água, públicos e privados, provocando um “rebaixamento” significativo do nível da água do Aquífero Tejo-Sado.

Com o crescimento demográfico na região, aumentou também o consumo de água e, consequentemente, o volume de água captada e os seus efeitos na origem. Tornou-se assim essencial assegurar a gestão sustentável do Aquífero, de modo a garantir a disponibilidade deste recurso a médio/longo prazo.

É também importante referir os efeitos resultantes das alterações climáticas, nomeadamente no que concerne à disponibilidade dos recursos naturais e o papel que as Entidades Gestoras desempenham na procura de soluções e alternativas à utilização de água potável para usos menos nobres.

Atividades como sejam lavagens de viaturas, pavimentos, equipamentos e regas não requerem água com qualidade equivalente à de consumo humano, pelo que se torna essencial utilizar águas com um nível de qualidade menos exigente para estes fins, evitando assim o desperdício de um bem essencial à vida.

Agua Centro Sul 2

Projeto “Água da Nascente do Centro Sul”

Desde 2019 que os SMAS de Almada, enquanto entidade gestora da água do Concelho de Almada, deram início a uma nova era no conceito da utilização de recursos de água alternativos, de forma a reduzir o uso de água destinada ao consumo humano.

Existem atividades que não carecem da utilização de água potável:

  • Utilização industrial (arrefecimento de equipamentos, etc);
  • Atividades de limpeza urbana (lavagem de ruas, lavagem de viaturas, lavagem de contentores, etc);
  • Rede de Hidrantes para apoio a emergência (combate a incêndios);
  • Rega de espaços verdes (jardins e espaços públicos).

O Projeto Água de Nascente do Centro Sul pretende reforçar a necessidade de aplicar às utilizações consideradas “menos nobres” uma água com a qualidade adequada ao fim a que se destina: uma abordagem fit-for-purpose, que se baseia na adequação dos recursos às necessidades, alcançando assim uma gestão mais eficiente.

Com este projeto e ainda diversas campanhas de sensibilização, os SMAS de Almada esperam consciencializar a população para o uso eficiente da água, bem como estimular a procura de alternativas à água potável em fins que não carecem de uma água com um nível de qualidade tão exigente.

Agua Centro Sul 3

Atualizado em: 23-05-2024