Notícias
21-12-2022
Plano de Poupança de Água e Energia - SMAS Almada
O Plano de Poupança de Água e Energia engloba medidas de redução para as áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade, e abrange todas as atividades e instalações dos SMAS de Almada, sendo dado particular destaque às medidas afetas à energia.
Este Plano de Poupança de Água e Energia dos SMAS de Almada surge na sequência da crise geopolítica que se faz sentir atualmente na Europa, com graves consequências para o setor da energia, sendo um dos instrumentos que responde ao repto do Governo de Portugal para a redução voluntária de 15% do consumo energético lançado aos setores da administração pública, central e local, e privado (incluindo indústria, comércio, serviços e cidadãos).
Medidas de Poupança nos SMAS de Almada
Para assegurar o abastecimento de água e a drenagem e tratamento de águas residuais, os SMAS de Almada, consomem, anualmente, mais de 20 GWh de energia elétrica e 59.000 m3 de água, com um custo aproximado de 7 milhões de euros.
Os equipamentos que consomem mais energia são os grupos elevatórios instalados nos Furos de Captação, nas Estações Elevatórias (Água Potável, Águas Residuais Domésticas e Pluviais) e nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
Nos processos internos (limpeza de instalações, sanitários, regas, desobstrução de coletores de águas residuais, …) foram utilizados, aproximadamente, 59.000 metros cúbicos de água. A maior parte deste volume (61%) foi utilizado nos processos industriais das Estações Elevatórias de Águas Residuais, ETAR e Estações Elevatórias de Água.
Para assegurar a sustentabilidade ambiental e financeira na organização, foi desenvolvido o Plano de Poupança de Água e Energia com o objetivo de reduzir a pegada energética e hídrica associadas às atividades desenvolvidas nos SMAS de Almada.
Medidas Gerais a Implementar
Para a redução do consumo de água e energia nos SMAS de Almada, o Plano de Poupança de Água e Energia inclui um conjunto de 13 medidas, distribuídas por 1 de comunicação e sensibilização, 3 de formação e capacitação, e 9 de comportamentos e recomendações.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
CR1: Reduzir o consumo energético associado à iluminação exterior das instalações
CR2: Reduzir o consumo energético relacionado com iluminação interior
CR3: Reduzir o consumo energético na climatização de espaços e utilização de equipamentos administrativos
CR4: Promover, na medida do possível, práticas de gestão dos recursos humanos que permitam a redução dos consumos energéticos
CR5: Produção local de eletricidade a partir de fontes de energia renovável
CR6: Aumentar a eficiência energética em processos industriais
FC1: Capacitar os técnicos dos SMAS Almada para a implementação, dinamização e monitorização de medidas para a eficiência de recursos
FC2: Formar e/ou capacitar para potenciar a eficiência energética
EFICIÊNCIA HÍDRICA
CR7: Aumentar a eficiência hídrica nos Processos Gerais
CR8: Reduzir o desperdício de água na rega de espaços exteriores
CR9: Aumentar a eficiência hídrica em processos industriais
FC3: Formar e/ou capacitar para potenciar a eficiência hídrica
COMUNICAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
CS1: Realizar campanha de comunicação e sensibilização para diferentes públicos-alvo enquanto agentes fulcrais para a redução do consumo energético.
Atualizado em: 16-02-2024