Sítio oficial de informação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada

ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
ONLINE
PIQUETE**
800 205 712
LEITURAS*
212 726 101
APOIO AO CLIENTE*
212 726 001

Salas e Galerias

Publicador de Conteúdo
Aviso

AVISOS:

Breadcrumb
Salas e Galerias

Pormenor da nave principal do Museu da Água de Almada

A visita ao Museu desenvolve-se por uma área de 334m2, com diferentes espaços e galerias para explorar, num desafio às sensações, e com modernos meios tecnológicos interativos, suportes multimédia, hologramas, painéis explicativos, "instalações", maquetes e peças únicas de acervo histórico dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada.


Desde a chegada à receção e um pouco por todo o percurso expositivo, desperte a sua atenção nas “pequenas e grandes peças” existentes nestas instalações, originarias do reservatório de água do Pragal.

Esta é uma oportunidade única! aproveite para escutar “sons da água” neste “museu vivo”, equipado com condutas, válvulas, máquinas e outros artefactos ao serviço do sistema de abastecimento de água às populações que, em regra, não estão visíveis no quotidiano. 

Deixe-se envolver neste espaço onde pode experienciar estados da água, de uma forma imersiva através da visão, olfato e tato.

A água é o elemento principal, no dia a dia e no Mundo.

Toque para “dialogar” com módulos-estações interativas, aprender e conhecer o resultado. 

Repense a sua pegada hídrica e consumos invisíveis; observe os ciclos da água e visite o “Bar da Água”.

Espaço de Interpretação Ambiental, com módulos interativos sobre os complexos processos de Tratamento de Águas Residuais das ETAR do Município de Almada e uma visita à casa do “Pingo"com os seus animados conselhos sobre o que não deve ser despejado na rede de esgotos.
 
Sala de Acervo Histórico 
Um lugar de percurso no tempo. Feito de história, objetos únicos e personagens marcantes, em viagem pelo abastecimento de água ao concelho de Almada, do passado ao presente. 
Veja, em filme, mais sobre os SMAS de Almada e os Serviços prestados.
 
No final a “Indústria da Água” é o módulo explicativo de "como a água chega às torneiras" e seguem-se, a pensar no público mais jovem, jogos didáticos com recurso a écrans digitais.
Para que possa mais tarde recordar a visita, não se vá embora sem tirar um “selfie” e partilhar nas suas redes sociais, através de painel multimédia disponível.

Todos os textos existentes na exposição permanente, encontram-se disponíveis em português e inglês e o vídeo em língua gestual.

Atualizado em: 16-02-2024