Missão, Visão e Valores
AVISOS:
- Almada - Interrupção no abastecimento de água - dia 7 de outubro, das 9h às 17h
- Reabilitação da Rede de Abastecimento de Água em Almada e Feijó - 4.ª fase
- Empreitada Reabilitação de Coletores Domésticos e Pluviais na Charneca de Caparica
- Empreitada Reabilitação de Coletores Domésticos e Pluviais na Charneca de Caparica
- Manutenção do sistema solar térmico é essencial para garantir a qualidade da água quente utilizada
- SMAS de Almada informam que a água do Concelho é de excelente qualidade e alertam para o uso de purificadores de água
- SMAS
- Sobre Nós
- Organização
- Missão, Visão e Valores
Missão
Garantir os serviços de abastecimento público de água, de recolha e tratamento de águas residuais domésticas e industriais no concelho de Almada, através de um modelo organizacional de gestão focado na otimização dos resultados, valorizando os recursos humanos e tecnológicos, de forma a criar valor acrescentado para os clientes/utentes e município.
Visão
Ser uma organização reconhecida como serviço público municipal de excelência no setor das águas, pela qualidade dos serviços prestados, desenvolvendo a sua atividade no respeito por elevados padrões de responsabilidade ambiental, financeira e social.
Valores
- Satisfação dos utentes
Prestar um serviço de qualidade de acordo com as expectativas dos utentes.
- Sustentabilidade da organização
Exercer uma gestão competente, com eficácia, eficiência e qualidade, assegurando a sustentabilidade económica, através da melhoria contínua dos processos, valorização dos trabalhadores e uso das melhores práticas.
- Sustentabilidade ambiental
Atuar com respeito pelos valores da natureza nomeadamente no uso eficiente da água e na rejeição adequada de efluentes, preservando o ambiente.
- Inovação
Promover e estimular a introdução de novas ideias e práticas que se traduzem num melhor desempenho.
- Compromisso social
Assegurar e aprofundar na prática o cumprimento dos direitos sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.
- Excelência
Pautar-se por um elevado nível de exigência no seu desempenho para alcançar a plena satisfação dos utentes.
- Ética
Atuar com transparência, rigor, competência, reforçando os laços de confiança com os utentes, os trabalhadores, os fornecedores e a comunidade.
Linhas Orientação e Estratégia
1. Satisfação das Necessidades dos Utilizadores
Assegurar os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais no município de Almada.
Garantir a universalidade de acesso à água segura de qualidade e ao saneamento, como direitos humanos fundamentais, considerando nomeadamente as suas componentes sociais, culturais, do desenvolvimento económico, intergeracionais e ambientais.
Assegurar a gestão pública e a autonomia do poder local para gerir, em nome da comunidade, o bem comum que é a água e as infraestruturas que dão corpo ao seu usufruto.
Salvaguardar a saúde pública e proteção do meio ambiente, pela melhoria da qualidade da água residual tratada e pela redução da poluição.
2. Sustentabilidade da Organização
Otimizar a capacidade e operacionalidade do sistema de captação, adução, armazenamento e distribuição, desenvolvendo as necessárias ações de reabilitação e manutenção das infraestruturas instaladas e as alterações que permitam assegurar a sua eficiência.
Garantir a capacidade e operacionalidade do sistema de drenagem e de elevação de águas residuais, promover as necessárias ações de manutenção e reabilitação das infraestruturas que permitam garantir a sua eficiência.
Adequar o funcionamento e a operacionalidade do sistema de tratamento das ETAR às exigências legais da rejeição de efluentes.
Promover a inovação, o desenvolvimento organizacional e a gestão dos recursos, humanos, financeiros, tecnológicos e materiais.
3. Sustentabilidade Ambiental
Garantir a proteção e preservação do aquífero e a sustentabilidade da sua exploração.
Assegurar a eficiência e a fiabilidade da exploração e a diminuição do esforço ambiental, através da redução dos consumos energéticos e das perdas de água.
Promover junto dos utilizadores a redução da poluição na origem e a afluência de águas pluviais às ETAR.
Efetuar o tratamento da totalidade das águas residuais geradas no sistema e a sua deposição no ecossistema recetor, em condições de sustentabilidade ambiental.
Atualizado em:24-04-2024