Missão, Visão e Valores
Missão, Visão e Valores
hidden
hidden
hidden
Breadcrumb
hidden
hidden
hidden
Missão, Visão e Valores
Missão
Assegurar os serviços de abastecimento de água, de recolha e tratamento de águas residuais e de drenagem de águas pluviais no concelho de Almada.
Visão
Ser reconhecido como serviço público municipal de excelência no setor das águas.
Valores
- Satisfação dos utentes
Prestar um serviço de qualidade de acordo com as expectativas dos utentes.
- Sustentabilidade da organização
Exercer uma gestão competente, com eficácia, eficiência e qualidade, assegurando a sustentabilidade económica, através da melhoria contínua dos processos, valorização dos trabalhadores e uso das melhores práticas.
- Sustentabilidade ambiental
Atuar com respeito pelos valores da natureza nomeadamente no uso eficiente da água e na rejeição adequada de efluentes, preservando o ambiente.
- Inovação
Promover e estimular a introdução de novas ideias e práticas que se traduzem num melhor desempenho.
- Compromisso social
Assegurar e aprofundar na prática o cumprimento dos direitos sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.
- Excelência
Pautar-se por um elevado nível de exigência no seu desempenho para alcançar a plena satisfação dos utentes.
- Ética
Atuar com transparência, rigor, competência, reforçando os laços de confiança com os utentes, os trabalhadores, os fornecedores e a comunidade.
Linhas Orientação e Estratégia
As linhas estratégica para a captação, adução e distribuição de água, drenagem e tratamento de águas residuais decorrem do plano estratégico para o Município - Almada "Mais" Sustentável, Solidária e Eco-eficiente. Estas linhas estratégicas, com as necessários ajustamentos decorrentes da sua implementação no tempo, orientam as Opções do Plano dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada que apresentam-se estruturadas em três grandes pilares estratégicos:
1. Garantir a Satisfação das Necessidades dos Utentes
Assegurar a consumação do direito humano fundamental de acesso universal à água e ao saneamento, considerando nomeadamente as suas componentes sociais, culturais, do desenvolvimento económico, intergeracionais e ambientais.
Garantir o acesso a origens de água com qualidade e na quantidade necessária à satisfação da população.
Assegurar o fornecimento de uma água que salvaguarde a saúde pública através do eficiente tratamento da água e a sua monitorização em todas as fases, assegurando o cumprimento integral da legislação em vigor.
Alcançar a universalidade de um serviço de saneamento ambientalmente adequado, desenvolvendo o sistema secundário entre os pontos de consumo não servidos e a rede principal, que já cobre integralmente o Concelho.
Minorar os riscos de cheia e alagamento, contribuindo assim para a proteção de pessoas e bens.
Garantir a gestão pública e a autonomia do poder local na organização, para gerir em nome da comunidade e de acordo com os seus interesses este bem de propriedade comum que é a água, bem como as infraestruturas que dão corpo ao seu usufruto.
2. Sustentabilidade da Organização
Otimizar a capacidade e operacionalidade do sistema de adução, armazenamento e distribuição de água elevando a eficiência e fiabilidade da sua exploração.
Desenvolver as necessárias ações de manutenção da infraestrutura instalada, nomeadamente do sistema de adução, armazenamento e distribuição de água, promovendo as alterações que permitam manter a sua eficiência de funcionamento.
Otimizar a capacidade e operacionalidade do sistema de drenagem e elevação de águas residuais, bem como reforçar a capacidade das linhas de água e alargar a rede de bacias de retenção.
Promover as ações de manutenção e reabilitação dos sistemas de drenagem de águas residuais e pluviais, por forma a garantir a eficiência de funcionamento.
Adequar o funcionamento e a operacionalidade do sistema de tratamento das ETAR às exigências legais da rejeição de efluentes.
3. Sustentabilidade Ambiental
Garantir e proteção e preservação do aquífero e a sustentabilidade da sua exploração.
Promover a eficiência e a fiabilidade da exploração e a diminuição do esforço ambiental, através da redução dos custos energéticos e das perdas de água.
Garantir o tratamento da totalidade das águas residuais geradas no sistema e a sua deposição no ecossistema recetor, em condições de sustentabilidade ambiental.
Promover junto dos utilizadores a redução da poluição na origem e a afluência de águas pluviais às ETAR.