Drenagem de Águas Residuais Domésticas

hidden

hidden

hidden

Breadcrumb

hidden

hidden

hidden

drenagem-aguas-residuais


Pormenor-tampa-visita
 

SISTEMA DE DRENAGEM

No Município de Almada estão construídos mais de 1000 Km de coletores, quer na rede de drenagem de águas residuais domésticas, quer na rede de drenagem de águas pluviais, não estando incluído a extensão de valas hidráulicas. O sistema de drenagem é essencialmente separativo, existindo redes de coletores domésticos, para as águas residuais urbanas, e redes de coletores pluviais, valas hidráulicas e bacias de retenção para as águas pluviais que recolhem e controlam o fluxo das águas das chuvas, conduzindo-as ao meio recetor mais próximo (ribeiras, rio ou mar).

O traçado da rede, desenhado de forma a beneficiar das diferenças naturais das cotas topográficas, permite que a drenagem seja maioritariamente gravítica, evitando o consumo de energia para o transporte dos efluentes. No entanto, quando as cotas não são favoráveis, o seu transporte é efetuado através de sistemas de elevação (bombagem).

A taxa de atendimento da drenagem, isto é, no que se refere à percentagem de população ligada à rede pública de esgotos, atinge 98%, valor considerado elevado a nível nacional. Os SMAS de Almada garantem 100% de tratamento de águas residuais do Concelho de Almada, para proteção da saúde pública, pela qualidade de vida atual e futura, defesa do ambiente e ecossistema local.

 

Características do Sistema de Drenagem
Estações Elevatórias 22
Rede de drenagem doméstica 612 Km
Rede de drenagem pluvial 507 Km
Coletores construídos (totais) 1.119 Km

Bacias de drenagem (total)

Domestica

Pluvial

18

10

8

Taxa de cobertura (águas residuais) 98%

As bacias de drenagem constituem três grandes Subsistemas de Tratamento:

  • As águas residuais das Bacia de Corroios, da Aroeira e parte da Bacia do Alfeite são drenadas para a ETAR da Quinta da Bomba;
  • As águas residuais das Bacia de Almada e uma parte da Bacia do Alfeite são drenadas para a ETAR da Mutela;
  • As águas residuais das Bacia da Caparica, da Trafaria e do Norte são drenadas para a ETAR do Portinho da Costa.

mapa-sistema-drenagem