Laranjeiro e Feijó - Interrupção no abastecimento de água - dia 29 de abril das 14h às 20h
Breadcrumb
abastecimento-de-agua
Sistema de Abastecimento
Os SMAS garantem a gestão pública e exploração do sistema municipal de abastecimento de água no concelho de Almada, um território com 71km2 situado na margem esquerda do Tejo entre a frente ribeirinha e a costa atlântica de praias.
O sistema compreende as etapas de: captação, adução, reserva, distribuição e controlo da qualidade da água.
A água é extraída de furos de captação no aquífero Tejo-Sado, com profundidades variáveis entre os 92 e os 512 metros é transportada através de um sistema de condutas adutoras, com diâmetros compreendidos entre Ø200 e Ø600 mm, para as estações elevatórias primárias existentes, onde se processa a adição de cloro gasoso, na quantidade adequada às características e volume de água.
Das estações elevatórias primárias a água segue para os centros distribuidores, constituídos por reservatórios apoiados que abastecem diretamente zonas baixas de distribuição e através das estações elevatórias secundárias são alimentados os reservatórios elevados que abastecem zonas do Concelho com cotas mais elevadas.
A reserva de água garante o abastecimento em condições de segurança e permite corresponder às flutuações do consumo.
A distribuição cobre as necessidades de 100% dos consumidores do concelho.
A água distribuída é submetida a análises realizadas em laboratórios acreditados, no âmbito do Programa de Controlo de Qualidade da Água para Consumo Humano aprovado pela entidade reguladora do setor – ERSAR e no laboratório de água de consumo dos SMAS, conforme o Plano de Controlo Operacional dos Serviços.
Características do Sistema de Abastecimento de Água
População servida
177 268 habitantes
Volume de água captada/ano
17.382.480 m3
Origem de água
Subterrânea
Localização das captações
93% no concelho do Seixal
N.º de captações
32
Produção diária máxima
57.500 m3
Dimensão do sistema adutor
79 km
Condutas de distribuição de água
797 km
N.º de estações elevatórias
9
N.º de reservatórios
25 (42 células disponíveis)
Volume total de reserva
85.350 m3
Consumo médio Diário
46.000 m3
N.º análises água/ano
15.965
A Telegestão implementada no sistema de abastecimento de água do Município de Almada permite controlar online todas as variáveis relativas à exploração de furos de captação, estações elevatórias de água e reservatórios integrados.
O sistema dispõe de medidores de nível nas captações que permitem monitorizar o nível de água no aquífero Tejo-Sado, minimizando os impactos da sua exploração. Permite também gerir estados de funcionamento de eletrobombas, níveis de água nos reservatórios, entre outros.
Analisadores instalados em todas as saídas para a rede distribuidora controlam a qualidade da água, em tempo real, e medidores de caudal contribuem para detetar roturas na rede distribuidora minimizando as perdas de água.
Para salvaguardar as condições de segurança tem instalados sistemas de deteção de fugas de cloro que fecham automaticamente as válvulas das garrafas e ventilam as casetas, evitando o contacto dos operadores com uma eventual fuga. Todos os sistemas anti-intrusão dos recintos encontram-se também interligados à Telegestão.