Perguntas Frequentes
AVISOS:
- Almada e Cacilhas - Interrupção no abastecimento de água - dia 17 de setembro, das 9h às 17h
- Reabilitação da Rede de Abastecimento de Água em Almada e Feijó - 4.ª fase
- Empreitada Reabilitação de Coletores Domésticos e Pluviais na Charneca de Caparica
- Empreitada Reabilitação de Coletores Domésticos e Pluviais na Charneca de Caparica
- Manutenção do sistema solar térmico é essencial para garantir a qualidade da água quente utilizada
- SMAS de Almada informam que a água do Concelho é de excelente qualidade e alertam para o uso de purificadores de água
- SMAS
- Perguntas Frequentes
Consulte as respostas e informação breve, sobre cada um dos temas.
1. O que necessita para Celebrar o Contrato de Fornecimento de Água, Recolha e Tratamento de Águas Residuais e Resíduos Urbanos?
Preencher e enviar o Formulário Contrato de Fornecimento de Água, Recolha e Tratamento de Águas Residuais e Resíduos Urbanos (PDF);
Enviar cópia do Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
Um dos seguintes documentos conforme aplicável: Proprietário - Escritura, Contrato de Promessa de Compra e Venda, Caderneta Predial visada pela Repartição de Finanças, e declaração para inscrição do prédio na matriz (Mod.1); Inquilino - o Contrato de Arrendamento;
Indicar a leitura do contador (nos prédios usados e caso exista contador instalado).
Saiba mais sobre Celebrar Contrato.
2. Como Denunciar o Contrato?
Preencher e enviar o Formulário Denúncia do Contrato de Fornecimento de Água, Recolha e Tratamento de Águas Residuais e Resíduos Urbanos (PDF);
Enviar cópia do Cartão do Cidadão ou outro documento de identidade do titular do contrato (sem prejuízo de poder ser exigida a exibição do original).
Veja mais sobre Denunciar Contrato.
1. Como Comunicar a Leitura de Contador de Água?
Consulte, na sua fatura, a data-limite do "período de comunicação leitura" e a "referência de leitura" e comunique-nos a sua leitura indicando apenas os números de cor ou fundo preto apresentados no visor do seu contador (ignore os dígitos ou ponteiros de cor ou fundo vermelho, se existirem).
2. Quais os Meios para Comunicar a Leitura do Contador de Água?
Comunique a sua leitura através de:
- Serviço Automático Leituras 212 726 101 (serviço automático, disponível 24 horas);
- Balcão Digital, área de cliente;
- E-mail para: geral@smasalmada.pt;
- Bilhete postal SMAS com portes pagos - disponível nos locais de atendimento.
3. Quando é feita a Leitura do Contador pelos SMAS de Almada?
A leitura dos contadores é efetuada trimestralmente, em todo o concelho de Almada. Se necessitar de confirmar a identidade do leitor, pode consultar aqui como nos identificamos.
Veja mais sobre Leitura do Contador.
1. Quais as Formas de Pagamento da Fatura?
- Por Débito Direto (SEPA);
- No Multibanco;
- Em numerário,
- Através de cheque ou vale postal à ordem dos SMAS do Município de Almada (indique no cheque ou no Vale Postal o Número de Cliente e o Número de Fatura que pretende liquidar).
2. Onde posso efetuar o Pagamento da Fatura?
- Presencialmente, nestes locais de atendimento;
- Na rede de caixas automáticas Multibanco (até à data-limite indicada na fatura);
- Nos Agentes Payshop, que pode consultar aqui.
3. Em que condições posso Requerer a Redução das Tarifas?
Os SMAS de Almada dispõem de um Tarifário Social, cujos beneficiários e condições de acesso pode conhecer
1. Como posso apresentar uma Reclamação ou Sugestão?
Qualquer reclamação ou sugestão pode ser apresentada
- Diretamente aos SMAS de Almada - Sugestão/ Elogio ; Reclamação
- No Livro de Reclamações
- Por e-mail geral@smasalmada.pt;
- Por carta para a morada - Praceta Ricardo Jorge 2, 2804-543 Almada;
A reclamação ou sugestão será atendida o mais breve possível.
3. O que devo fazer para reclamar sobre a qualidade da água na minha morada?
Qualquer reclamação sobre a qualidade da água pode ser feita diretamente aqui;
Na sequência da sua reclamação os SMAS procederão à recolha de amostra de água no local, que será objeto de análise no nosso laboratório de água de consumo.
A reclamação será atendida o mais breve possível.
1. O que é o Balcão Digital?
O Balcão Digital é a sua área de cliente, disponível online 24 horas por dia, para aceder a informação sobre o seu contrato com os SMAS de Almada.
Permite-lhe, entre outras funcionalidade e serviços:
- Comunicar a leitura do contador, consultar histórico de leituras;
- Consultar faturação (faturas pdf, histórico de faturação e pagamentos);
- Aderir à Fatura Eletrónica;
- Aderir ao pagamento por Débito Direto;
- Consultar e editar dados do seu contrato;
- Alterar a morada de correspondência;
- Registar um pedido de assistência e comunicar anomalias;
- Estabelecer um contacto Online.
2. Como Fazer o Registo?
Pode efetuar o seu registo, aqui.
Verifique se:
- Os seus vizinhos têm água;
- Está aberta a torneira de segurança do contador da água;
- Tem comunicação dos SMAS de Almada afixada na porta do prédio, caixa de correio da habitação ou enviada por email;
- Encontra informação no site e redes sociais institucionais dos SMAS de Almada de eventuais constrangimentos para a sua zona.
As faltas de água na torneira poderão são resultantes de intervenções programadas ou roturas na rede de distribuição de água.
Se não tiver conhecimento prévio, logo que se aperceba de que não tem água, verifique se as torneiras de casa estão devidamente fechadas e desligue todos os aparelhos que funcionem com água, nomeadamente máquinas de lavar roupa e loiça.
No caso de intervenções na via pública, para conhecer a hora prevista de regularização do abastecimento, ligue para o telefone 800 205 712 Piquete - Avarias e Roturas dos SMAS de Almada, consulte o site www.smasalmada.pt ou as Redes Sociais.
Atualizado em: 16-02-2024