Perguntas Frequentes
INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO
Verifique se:
- Está aberta a torneira de segurança do contador da água;
- Os seus vizinhos têm água;
- Tem comunicação dos SMAS de Almada afixada na porta do prédio, caixa de correio da habitação ou enviada por email;
Se não tiver conhecimento prévio, logo que se aperceba de que não tem água verifique se as torneiras de casa estão devidamente fechadas e desligue todos os aparelhos que estejam ligados à água.
A falta de água na torneira poderá ser resultante de intervenções programadas ou roturas na rede de distribuição de água. Consulte “Avisos” no site e redes sociais institucionais dos SMAS de Almada, de eventuais constrangimentos para a sua zona. Em alternativa, ligue para o telefone 800 205 712 Piquete - Avarias e Roturas.
CONTRATO
- Preencha e envie o Pedido de Contrato (PDF);
- Envie cópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
- Apresente um dos seguintes documentos: escritura, contrato-promessa compra e venda, caderneta predial atualizada ou o contrato de arrendamento, no caso de inquilinos;
- Indique a leitura atual do contador, se existir.
- Preencha e envie a Denúncia do Contrato (PDF);
- Envie cópia do Cartão de Cidadão ou outro documento de identidade do titular do Contrato.
Em caso de óbito do titular do contrato, junte a cópia da certidão de óbito.
- Através do email: geral@smasalmada.pt;
- Presencialmente nos locais de atendimento;
- Por correio, envie para SMAS Almada - Praceta Ricardo Jorge, nº 2 Pragal, 2804-543 Almada.
Sim, através da realização de um novo Pedido de Contrato (PDF).
LEITURA DO CONTADOR
Pode comunicar a leitura do seu contador através de:
- Telefone 212 726 101 (linha automática 24h);
- Balcão Digital (área de cliente).
Consulte na última fatura o “Período de Comunicação e a Referência de Leitura”. Depois anote os números com o fundo preto do mostrador do contador (ignore os números vermelhos, se houver) e envie-nos a leitura.
A fatura será calculada por estimativa, com base nas duas últimas leituras reais.
A leitura dos contadores é efetuada pelos SMAS de Almada, trimestralmente, em todo o Concelho.
PAGAMENTO DE FATURAS
- Débito Direto;
- Multibanco (até à data-limite indicada na fatura, ou aviso);
- Numerário;
- Cheque ou vale postal à ordem dos SMAS do município de Almada (indique o número de cliente e o número da fatura que pretende liquidar);
- Nestes Agentes Payshop (até à data-limite indicada na fatura, ou aviso);
- Presencialmente, nestes locais de atendimento.
Sim, pode. Deve, no entanto, pedir uma nova “referência” pela linha de Apoio ao Cliente 212726001, ou no Balcão Digital (área de cliente).
Considere que poderá haver juros de mora ou cortes no abastecimento.
Pode aderir no Balcão Digital, por email ou num dos nossos balcões de atendimento presencial.
Sim, em casos excecionais e devidamente fundamentados, pode ser autorizado o pagamento em prestações, num máximo de 6, com base num plano de pagamento.
Através do email geral@smasalmada.pt, nos locais de atendimentos dos SMAS de Almada, ou por correio postal.
TARIFÁRIO SOCIAL
O tarifário social por carência económica é automaticamente atribuído aos clientes domésticos, com base na informação obtida através da DGAL (Direção Geral das Autarquias Locais).
As famílias numerosas (cinco ou mais membros) e as Pessoas coletivas sem fins lucrativos podem apresentar um requerimento de “Redução de Tarifas”, através do Balcão Digital; por email geral@smasalmada.pt ou nos locais de atendimento.
BALCÃO DIGITAL (ÁREA DE CLIENTE)
Pode, entre outros serviços:
- Consultar faturas e os pagamentos;
- Gerar uma Referência de pagamento;
- Comunicar leituras do contador;
- Aderir à Fatura Eletrónica;
- Aderir ao Débito Direto;
- Atualizar dados de cliente;
- Fazer um pedido de assistência.
Aceda aqui no site www.smasalmada.pt. Registe-se com os seus dados e siga as instruções para ativar a conta.
Na página de login, clique em "Recuperar Acesso".
QUALIDADE DA ÁGUA
Sim, cumpre todos os requisitos legais e é submetida a milhares de análises anuais para garantir a sua qualidade e segurança.
Pode acontecer devido a oxidação de tubagens antigas, libertação de depósitos nas canalizações ou trabalhos na rede.
Deixe correr a água alguns minutos até ficar transparente. Caso o problema persista, contacte-nos.
O cheiro ou sabor a cloro que, ocasionalmente possa sentir, estão associados ao processo de desinfeção da água, para garantir a sua qualidade para consumo humano. É adicionado cloro impedindo o eventual desenvolvimento de microrganismos ao longo do seu percurso.
Qualquer reclamação sobre a qualidade da água pode ser feita diretamente aqui.
Na sequência da sua reclamação os SMAS procederão à recolha de amostra de água no local, que será objeto de análise no nosso laboratório de água de consumo.
A reclamação será atendida o mais breve possível.
A dureza da água varia, conforme as Zonas de Abastecimento (ZA) do Concelho.
Consulte a sua:
Zona de Abastecimento | Freguesias | Qualitativo |
---|---|---|
ZA 1 | Almada, Pragal, Cacilhas, Cova da Piedade | Dura |
ZA 2 | Laranjeiro, Cova da Piedade | Muito Dura |
ZA 3 | Feijó | Dura |
ZA 4 | Costa de Caparica, Sobreda, Trafaria, Caparica | Moderada |
ZA 5 | Charneca de Caparica, Costa de Caparica | Moderada |
Classificação da Dureza da Água com base na concentração de CaCO3 (mg/L), de acordo com a OMS
Atualizado em: 09-04-2025