Perguntas Frequentes

hidden

hidden

Breadcrumb

hidden

hidden

perguntas-frequentes

1. O que é necessário para celebrar o Contrato de Fornecimento de Água, Recolha e Tratamento de Águas Residuais?

O Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte, a proposta de contrato e apresentar um dos seguintes documentos conforme seja: Proprietário - Escritura, Contrato de Promessa de Compra e Venda, Caderneta Predial visada pela Repartição de Finanças, e declaração para inscrição do prédio na matriz (Mod.1); Inquilino - o Contrato de Arrendamento.

Nos prédios usados e caso haja contador, deve indicar a respetiva leitura.

A proposta do contrato pode ser entregue no Atendimento ao Público na Sede dos SMAS, Espaços Cidadão e ou numa Junta de Freguesia do Concelho, podendo também ser enviado por carta, para os SMAS, Praceta Ricardo Jorge, nº 2- 2 A, Pragal, 2804-543 Almada, com cópia dos documentos solicitados, sem prejuízo de ser exigida a exibição do original.

Caso não concorde com o envio da fotocópia do seu cartão do cidadão, queira por favor dirigir-se aos nossos serviços de atendimento ao público, para apresentação do mesmo.

 

2. O que deve fazer para denunciar o contrato?

Preencha e assine o formulário:
Denúncia do Contrato de Fornecimento de Água, Recolha e Tratamento de Águas Residuais e Resíduos Urbanos (PDF)

O titular  do  contrato deve comunicar,  por  escrito, a  intenção  de  denunciar o contrato, com a antecedência mínima de 15 dias e indicar: nome completo, número de cliente, número de instalação; morada de consumo; leitura de contador; morada do local para envio da última fatura de água ou nota de crédito. Apresente ou envie fotocópia do Cartão do Cidadão ou outro documento de identidade do titular do contrato.

Caso não concorde com o envio da fotocópia do seu cartão do cidadão, queira por favor dirigir-se aos nossos serviços de atendimento ao público, para apresentação do mesmo.

A denúncia do contrato pode ser entregue no Atendimento ao Público dos SMAS, Espaços Cidadão, numa Junta de Freguesia do Concelho ou por email geral@smasalmada.pt. Pode também enviar por carta para os SMAS, Praceta Ricardo Jorge, nº 2- 2 A, Pragal, 2804-543 Almada, com cópia dos documentos solicitados, sem prejuízo de ser exigida a exibição do original.

Alertamos que, no caso de mudança de residência, o cliente é responsável pela faturação do local de consumo se não comunicar a denúncia do contrato.

1. Como comunicar a leitura de contador de água?

Pode comunicar a leitura do seu contador de água, evitando a acumulação de valores de consumo. Considere o "período de envio da sua leitura" e a"referência de leitura" indicados na sua fatura e comunique a sua leitura através de:

  • Serviço Automático Leituras 212 726 101 (ligue no período de envio da leitura indicado na sua fatura);
  • APP SMAS Comunicação Leituras a partir do seu telemóvel ou tablet. Disponível para Android e iOS,faça o download em (Google Play ou App Store);
  • SMAS Online por email para: geral@smasalmada.pt;
  • Bilhete postal SMAS com portes pagos - disponível nas Juntas de Freguesia, Espaços Cidadão e no atendimento na Sede.

Indique apenas os números de cor ou fundo preto, apresentados no visor do seu contador. Ignore dígitos ou ponteiros de cor ou fundo vermelho, se existirem.

Aviso
Informamos que a leitura do contador transmitida pelo cliente não substitui a realizada pelos nossos Serviços.

 

2. Quando é que os SMAS procedem à leitura do contador?

Os SMAS realizam a leitura dos contadores trimestralmente, em todo o concelho de Almada.

1. Quais as formas e locais de pagamento da fatura de água?

Pode efetuar o pagamento da fatura por Débito Direto, multibanco, em numerário, em qualquer Junta de Freguesia do Concelho, nos Espaços Cidadão, na Tesouraria da Sede dos SMAS, através de cheque ou vale postal à ordem dos SMAS do Município de Almada (indique no cheque ou no Vale Postal o Número de Cliente e o Número de Fatura que pretende liquidar).

 

2. O que é necessário para pagar a fatura por Débito Direto?

Deve preencher o respetivo formulário e entregar nos locais de atendimento dos SMAS. O pedido tem que ser assinado pelo titular da conta bancária.

Posteriormente entregue o pedido presencialmente, no atendimento ao público da sede dos SMAS, Espaços Cidadão ou numa Junta de Freguesia do Concelho, ou envie pelo correio para os SMAS, Praceta Ricardo Jorge, nº 2- 2 A, Pragal, 2804-543 Almada.

Poderá igualmente enviar o formulário para o e-mail geral@smasalmada.pt, devidamente preenchido com assinatura digital certificada ou juntando copia do cartão de cidadão rasurado para o fim proposto.

 

3. Em que condições posso requerer a redução das tarifas?

Pode requerer redução das tarifas, o consumidor doméstico que se encontre em situação de carência económica, cujo rendimento per capita por adulto equivalente é igual ou inferior ao valor do indexante dos apoios sociais., tendo para o efeito de preencher um formulário próprio.

Também as famílias numerosas, com cinco ou mais membros, podem beneficiar da redução de tarifas, caso a caso, e em função da dimensão do agregado familiar.

 

4. Como posso receber o valor de uma nota de crédito?

Pode optar por receber o valor de uma nota de crédito num dos locais de atendimento dos SMAS de Almada. Se este não for recebido, até à data de emissão da próxima fatura, o valor indicado será automaticamente deduzido na(s) próxima(s) fatura(s).

1. Como posso apresentar uma reclamação ou sugestão?

Qualquer reclamação ou sugestão pode ser apresentada aqui mesmo; por email; através do telefone 212 726 001; por carta ou fax; no atendimento ao público da Sede dos SMAS; Espaços Cidadão; numa Junta de Freguesia do Concelho.

A reclamação ou sugestão será atendida o mais breve possível.

 

2. O que é preciso fazer para reclamar a fatura de água?

Para reclamar a fatura de água é preciso identificar o nome do titular do contrato, morada de consumo, número de cliente, número de instalação, a leitura atual do contador e o número da fatura.

Pode efetuar a reclamação aqui mesmo, através do telefone 212 726 001, por carta ou fax, deslocar-se ao atendimento ao público da Sede dos SMAS, Espaços Cidadão ou Junta de Freguesia do Concelho.

 

3. O que devo fazer para reclamar sobre a qualidade da água na minha morada?

Qualquer reclamação sobre a qualidade da água pode ser feita aqui mesmo, através do telefone 21 272 60 00, por carta ou fax, no atendimento ao público da Sede dos SMAS,nos Espaços Cidadão ou numa Junta de Freguesia do Concelho. Na reclamação deve indicar o nome de cliente e a morada de consumo.

Na sequência da sua reclamação os SMAS procederão à recolha de amostra de água no local, que será objeto de análise no nosso laboratório.

A reclamação será atendida o mais breve possível.

1. O que é o SMASOnline?

O SMASOnline é a sua área de cliente online, disponível 24 horas por dia, para aceder a informação sobre o seu contrato, nomeadamente: comunicar a leitura do contador, consultar histórico de leituras, consultar e editar dados contrato, consultar histórico de faturação, aderir à fatura eletrónica e alterar a morada de correspondência.

2. Como fazer o registo?

Siga as instruções para se registar em SMASOnline.