Sítio oficial de informação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada

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Missão, Visão e Valores

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AVISOS:

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Missão, Visão e Valores

Missão
Garantir os serviços de abastecimento público de água, de recolha e tratamento de águas residuais domésticas e industriais no concelho de Almada, através de um modelo organizacional de gestão focado na otimização dos resultados, valorizando os recursos humanos e tecnológicos, de forma a criar valor acrescentado para os clientes/utentes e município.

Visão
Ser uma organização reconhecida como serviço público municipal de excelência no setor das águas, pela qualidade dos serviços prestados, desenvolvendo a sua atividade no respeito por elevados padrões de responsabilidade ambiental, financeira e social.

Valores

  • Satisfação dos utentes
    Prestar um serviço de qualidade de acordo com as expectativas dos utentes.
  • Sustentabilidade da organização
    Exercer uma gestão competente, com eficácia, eficiência e qualidade, assegurando a sustentabilidade económica, através da melhoria contínua dos processos, valorização dos trabalhadores e uso das melhores práticas.
  • Sustentabilidade ambiental
    Atuar com respeito pelos valores da natureza nomeadamente no uso eficiente da água e na rejeição adequada de efluentes, preservando o ambiente.
  • Inovação
    Promover e estimular a introdução de novas ideias e práticas que se traduzem num melhor desempenho.
  • Compromisso social
    Assegurar e aprofundar na prática o cumprimento dos direitos sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.
  • Excelência
    Pautar-se por um elevado nível de exigência no seu desempenho para alcançar a plena satisfação dos utentes.
  • Ética
    Atuar com transparência, rigor, competência, reforçando os laços de confiança com os utentes, os trabalhadores, os fornecedores e a comunidade.

 

Linhas Orientação e Estratégia

1. Satisfação das Necessidades dos Utilizadores

Assegurar os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais no município de Almada. 

Garantir a universalidade de acesso à água segura de qualidade e ao saneamento, como direitos humanos fundamentais, considerando nomeadamente as suas componentes sociais, culturais, do desenvolvimento económico, intergeracionais e ambientais. 

Assegurar a gestão pública e a autonomia do poder local para gerir, em nome da comunidade, o bem comum que é a água e as infraestruturas que dão corpo ao seu usufruto. 

Salvaguardar a saúde pública e proteção do meio ambiente, pela melhoria da qualidade da água residual tratada e pela redução da poluição. 
 

2. Sustentabilidade da Organização

Otimizar a capacidade e operacionalidade do sistema de captação, adução, armazenamento e distribuição, desenvolvendo as necessárias ações de reabilitação e manutenção das infraestruturas instaladas e as alterações que permitam assegurar a sua eficiência.

Garantir a capacidade e operacionalidade do sistema de drenagem e de elevação de águas residuais, promover as necessárias ações de manutenção e reabilitação das infraestruturas que permitam garantir a sua eficiência. 

Adequar o funcionamento e a operacionalidade do sistema de tratamento das ETAR às exigências legais da rejeição de efluentes. 

Promover a inovação, o desenvolvimento organizacional e a gestão dos recursos, humanos, financeiros, tecnológicos e materiais. 
 

3. Sustentabilidade Ambiental

Garantir a proteção e preservação do aquífero e a sustentabilidade da sua exploração. 

Assegurar a eficiência e a fiabilidade da exploração e a diminuição do esforço ambiental, através da redução dos consumos energéticos e das perdas de água.
Promover junto dos utilizadores a redução da poluição na origem e a afluência de águas pluviais às ETAR. 

Efetuar o tratamento da totalidade das águas residuais geradas no sistema e a sua deposição no ecossistema recetor, em condições de sustentabilidade ambiental.

Atualizado em:24-04-2024