Sítio oficial de informação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada

ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
ONLINE
PIQUETE**
800 205 712
LEITURAS*
212 726 101
APOIO AO CLIENTE*
212 726 001

Avisos

Breadcrumb
Publicador de Conteúdo
14-06-2024
Interrupção no Fornecimento de Água na Charneca de Caparica
13-06-2024
Interrupção no Fornecimento de Água na Caparica
13-06-2024
Início da 4.ª Etapa da Empreitada “Reabilitação de Coletores em Almada”
12-06-2024
Reabilitação da Rede de Distribuição de Água
Almada
08-05-2024
Início da 3.ª Etapa da 2ª Fase da Empreitada “Reabilitação de Coletores em Almada”
04-04-2024
Manutenção do sistema solar térmico é essencial para garantir a qualidade da água quente utilizada
20-03-2024
SMAS de Almada informam que a água do Concelho é de excelente qualidade e alertam para o uso de purificadores de água
Icone de aviso
14-06-2024
Interrupção no Fornecimento de Água na Charneca de Caparica

Estimado(a) Munícipe,

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada vão proceder a trabalhos de instalação de conduta para rede de incêndio no Parque Urbano da Charneca de Caparica, pelo que será necessário interromper o fornecimento de água, no dia 18 de junho (terça-feira), entre as 09h00 e as 13h00, nos seguintes locais da Charneca de Caparica:

•    Largo Faustino Rodrigues

•    Rua Leopoldo de Almeida

Aos moradores, pedimos desde já a melhor compreensão para os incómodos que possam ser causados, estando ao dispor para atender qualquer dificuldade através do telefone   800 205 712 Piquete - Avarias e Roturas.   

Atualizado em: 14-06-2024

Icone de aviso
13-06-2024
Interrupção no Fornecimento de Água na Caparica

Estimado(a) Munícipe,    Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada vão proceder a trabalhos de desvio de conduta para construção de arruamento, pelo que será necessário interromper o fornecimento de água, no dia 17 de junho (segunda-feira), entre as 14h00 e as 18h00, nos seguintes locais da Caparica:    · Rua da Urraca    · Rua do Chafariz Público    · Largo do Chafariz Público    · Azinhaga do Ginjal    · Rua B ao Ginjal    · Rua do Ginjal    · Quinta da Cerca    · Quinta da Urraca de Cima    Aos moradores, pedimos desde já a melhor compreensão para os incómodos que possam ser causados, estando ao dispor para atender qualquer dificuldade através do telefone 800 205 712 Piquete - Avarias e Roturas.

Atualizado em: 13-06-2024

Icone de aviso
13-06-2024
Início da 4.ª Etapa da Empreitada “Reabilitação de Coletores em Almada”

Estimado(a) Munícipe,    Os SMAS de Almada informam que irão dar início, no dia 18 de junho, à 4.ª Etapa da Empreitada "Reabilitação de Coletores em Almada”.

Esta fase tem como objetivo dar continuidade à reabilitação da rede de drenagem doméstica e à construção de uma rede de drenagem pluvial, na Rua Caetano Maria Batalha, assim como os ramais de ligação associados. Esta etapa será dividida em duas fases para garantir o acesso ao parque de estacionamento e às garagens da referida rua e tem uma duração total estimada de 2 meses.

Por razões técnicas e de segurança, tanto dos trabalhadores como dos utentes desta via, a Rua Caetano Maria Batalha irá ficar interdita ao trânsito automóvel durante a execução desta etapa.

O acesso ao parque de estacionamento e respetivas garagens será assegurado, com entradas alternadas conforme a fase da obra:

· Fase 1: Acesso pela Rua Caetano Maria Batalha.

· Fase 2: Acesso pela Rua Dom Nuno Álvares Botelho.

No entanto, informamos que, durante a intervenção na entrada do parque de estacionamento, poderão existir momentos em que não será possível o seu acesso.

Aos moradores, pedimos desde já a melhor compreensão para os incómodos que possam ser causados.


 

Atualizado em: 13-06-2024

Icone de aviso
12-06-2024
Reabilitação da Rede de Distribuição de Água
Almada

Estimado(a) Munícipe,  Os SMAS de Almada informam que irão dar início, no dia 17 de junho, a trabalhos de reabilitação da rede de distribuição de água, os quais irão melhorar a qualidade do serviço prestado pelos SMAS de Almada aos seus munícipes e contribuir para a sustentabilidade ambiental do município.

  • Local da intervenção (Almada): Rua Mousinho de Albuquerque, do n. º 1 ao n. º 11

A intervenção, de curta duração, está estimada em 12 dias para a execução dos referidos trabalhos.   Aos moradores, pedimos desde já a melhor compreensão para os incómodos que possam ser causados.

Atualizado em: 12-06-2024

Icone de aviso
08-05-2024
Início da 3.ª Etapa da 2ª Fase da Empreitada “Reabilitação de Coletores em Almada”

Estimado(a) Munícipe,

Os SMAS de Almada informam que irão dar início, no dia 13 de maio, à 3.ª Etapa da 2.ª Fase da Empreitada "Reabilitação de Coletores em Almada”.

Esta fase tem como objetivo dar continuidade à reabilitação da rede de drenagem doméstica e à construção de uma rede de drenagem pluvial, na Rua Nuno Álvares Botelho e na Rua Caetano Maria Batalha, assim como os ramais de ligação associados. Esta etapa terá início a 13 de maio, segunda-feira, e terá a duração estimada de 2 meses. 

Por razões técnicas e de segurança, tanto dos trabalhadores como dos utentes desta via, a Rua Nuno Álvares Botelho irá ficar interdita ao trânsito automóvel durante a execução desta etapa.

O acesso às garagens será garantido, no entanto, existirão momentos em que não será possível o seu acesso, uma vez que teremos de intervir no local de entrada das garagens. 

O trânsito será desviado pela Rua das Barroquinhas, pelo que solicitamos que evitem estacionamentos indevidos na mesma, uma vez que estes impossibilitarão a passagem dos transportes públicos.

Aos moradores, pedimos desde já a melhor compreensão para os incómodos que possam ser causados.

Percursos alternativos, a partir do dia 13 de maio, autorizados pela Câmara Municipal de Almada, que irão entrar em vigor:

Percursos Alternativos
 

Atualizado em: 23-05-2024

Icone de aviso
04-04-2024
Manutenção do sistema solar térmico é essencial para garantir a qualidade da água quente utilizada

Os SMAS de Almada informam os munícipes que possuem sistema(s) solar(es) térmico(s) que é fundamental realizar a sua devida manutenção, mantendo em bom estado todos os seus componentes nomeadamente painel solar (designado coletor), acumulador e respetiva tubagem.

A realização da correta manutenção deste tipo de equipamentos possibilita prolongar a sua vida útil, bem como salvaguardar a qualidade da água quente que é regularmente utilizada.

Na estrutura do sistema, importa destacar a existência de acumuladores vitrificados e que possuem ânodos de magnésio, elemento destinado a proteger contra a corrosão. Tal como qualquer outro componente, ao longo do tempo, este ânodo de magnésio perde a sua eficácia o que poderá originar na degradação interna das paredes do acumulador.

Esta degradação interna poderá vir a comprometer a qualidade da água quente utilizada, podendo esta ser rapidamente identificada pela presença de água com espuma anormal de cor esbranquiçada.

Manter em bom estado todos os componentes do sistema solar térmico é importante para evitar possíveis fugas e preservar a qualidade da água quente.

Os SMAS de Almada efetuam regularmente o controlo à qualidade da água da rede pública no Concelho, através de análises realizadas em Laboratórios acreditados, que garantem uma elevada segurança na proteção da saúde humana. A percentagem de água segura é de 99,85%, conforme informação mais recente disponível no site da ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, o que confirma a excelente qualidade da água distribuída no Concelho.

Atualizado em: 04-04-2024

Icone de aviso
20-03-2024
SMAS de Almada informam que a água do Concelho é de excelente qualidade e alertam para o uso de purificadores de água

Os SMAS de Almada efetuam regularmente o controlo à qualidade da água da rede pública no concelho de Almada, através de análise realizadas em Laboratórios acreditados, que garantem uma elevada segurança na proteção da saúde da humana. 

A percentagem de água segura é de 99,85%, conforme informação mais recente disponível no site da ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, o que confirma a excelente qualidade da água distribuída no Concelho.

Os SMAS de Almada têm recebido pedidos de informação dos utilizadores sobre a utilização de sistemas de tratamento doméstico de água, vulgo purificadores. Considerando o resultado da qualidade da água, acima indicado, os SMAS consideram que não se justifica a aquisição de equipamentos adicionais para tratamento da água que é distribuída pela rede pública de abastecimento, no Concelho.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) alerta inclusive, através de informação disponível no seu sítio institucional (https://www.ersar.pt/pt) que os purificadores de água não garantem um reforço da qualidade da água consumida em Portugal.

A ERSAR informa que as demonstrações realizadas à qualidade da água da torneira por alguns fornecedores destes equipamentos, em regra, ocorrem em dois momentos:

  1. A eletrólise da água da torneira – os sais minerais e compostos que naturalmente estão presentes na água para consumo humano, por via da corrente elétrica são separados e acumulam-se nos elétrodos colocados dentro de água, esta acumulação forma uma película visível dando a ideia de que a água não está em condições para consumo humano.
  2. Na água filtrada com o purificador que pretendem comercializar, sem sais minerais e compostos que foram retirados, efetuam o mesmo procedimento, não se formando a referida película. Esta água filtrada é equivalente a água destilada, adequada nomeadamente para o ferro de engomar, radiadores, mas é uma água desequilibrada que não contribui para a proteção da saúde humana.

Com recurso a esta demonstração, o consumidor é levado a acreditar que a água da rede pública é de má qualidade, pois apresenta uma película visível, enquanto na água filtrada essa película não se forma, pois, os minerais e compostos que naturalmente estão presentes na água destinada ao consumo humano foram desnecessariamente retirados.

Os SMAS de Almada reafirmam que a água da rede pública que abastece o concelho de Almada é uma água natural e equilibrada, que contém sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde. Esta água não necessita de ser filtrada e é própria para consumo humano. Em caso de dúvidas aconselha-se o utilizador a informar-se junto dos SMAS de Almada ou da ERSAR
 

Atualizado em: 04-04-2024