Os SMAS de Almada efetuam regularmente o controlo à qualidade da água da rede pública no concelho de Almada, através de análise realizadas em Laboratórios acreditados, que garantem uma elevada segurança na proteção da saúde da humana.
A percentagem de água segura é de 99,85%, conforme informação mais recente disponível no site da ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, o que confirma a excelente qualidade da água distribuída no Concelho.
Os SMAS de Almada têm recebido pedidos de informação dos utilizadores sobre a utilização de sistemas de tratamento doméstico de água, vulgo purificadores. Considerando o resultado da qualidade da água, acima indicado, os SMAS consideram que não se justifica a aquisição de equipamentos adicionais para tratamento da água que é distribuída pela rede pública de abastecimento, no Concelho.
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) alerta inclusive, através de informação disponível no seu sítio institucional (https://www.ersar.pt/pt) que os purificadores de água não garantem um reforço da qualidade da água consumida em Portugal.
A ERSAR informa que as demonstrações realizadas à qualidade da água da torneira por alguns fornecedores destes equipamentos, em regra, ocorrem em dois momentos:
- A eletrólise da água da torneira – os sais minerais e compostos que naturalmente estão presentes na água para consumo humano, por via da corrente elétrica são separados e acumulam-se nos elétrodos colocados dentro de água, esta acumulação forma uma película visível dando a ideia de que a água não está em condições para consumo humano.
- Na água filtrada com o purificador que pretendem comercializar, sem sais minerais e compostos que foram retirados, efetuam o mesmo procedimento, não se formando a referida película. Esta água filtrada é equivalente a água destilada, adequada nomeadamente para o ferro de engomar, radiadores, mas é uma água desequilibrada que não contribui para a proteção da saúde humana.
Com recurso a esta demonstração, o consumidor é levado a acreditar que a água da rede pública é de má qualidade, pois apresenta uma película visível, enquanto na água filtrada essa película não se forma, pois, os minerais e compostos que naturalmente estão presentes na água destinada ao consumo humano foram desnecessariamente retirados.
Os SMAS de Almada reafirmam que a água da rede pública que abastece o concelho de Almada é uma água natural e equilibrada, que contém sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde. Esta água não necessita de ser filtrada e é própria para consumo humano. Em caso de dúvidas aconselha-se o utilizador a informar-se junto dos SMAS de Almada ou da ERSAR.