No âmbito das comemorações do seu 65.º aniversário, os SMAS de Almada lançam o livro "História da Água e Saneamento em Almada", da autoria dos historiador e investigador Almadenses Alexandre Flores e António Policarpo.
A água potável, elemento vital, bem indispensável à vida. As vicissitudes no abastecimento de água à "vila e seus arrabaldes", memórias coletivas "de elos de solidariedade e de conflitualidades vividas pela comunidade". Histórias que se cruzam com o quotidiano junto dos elementos de património arquitetónico da água na cidade - "chafarizes, fontes e minas". O aumento da população e a industrialização, os estudos, projetos e obras realizados pela Câmara Municipal de Almada, a evolução, implementação e generalização da rede de abastecimento de água ao domicílio.
Venha conhecer a obra de pesquisa histórica, um importante trabalho que neste primeiro volume – "das Origens à criação dos Serviços Municipalizados de Água (SMA): contributos" - retrata o gratificante percurso dos Almadense no acesso à água, até 1951, ano em que entram em funcionamento os SMAS de Almada.
PROGRAMA
16h30 Saudação
Joaquim Judas
Presidente da Câmara Municipal de Almada
16h45 Apresentação do livro
João Cosme
Professor Doutor Docente da Faculdade de Letras
da Universidade de Lisboa
17h00 Testemunho dos autores
António Policarpo, Investigador
Alexandre Flores, Bibliotecário e Historiador
17h30 Intervenção
José Gonçalves
Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Almada
Sessão de autógrafos
Beberete
Morada: Auditório Fernando Lopes Graça, Fórum Romeu Correia (Praça da Liberdade, Almada)
|