Inovação e Desenvolvimento

Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Projeto Proteus

O "Proteus" é um projeto europeu de investigação e inovação, que se encontra a ser desenvolvido em cooperação com o meio académico internacional. Tem o objetivo de conceber uma unidade de sensorização (SENSOR) que permita monitorizar algumas características físico-químicas e hidráulicas, como por exemplo indicadores de qualidade da água e até características funcionais, como por exemplo a pressão na rede, consideradas relevantes, quer na rede de água potável quer na rede de saneamento.
 
Neste contexto, foi desenhado e construído nos SMAS de Almada um equipamento para simular, em laboratório, as variações de pressão na rede de abastecimento de água. Este instrumento está equipado com um medidor de pressão digital, com comunicação via bluetooth e classe de precisão de 0,25% e que permitirá calibrar a unidade de sensorização – SENSOR.
 
 
O projeto integra membros de vários países, designadamente: França, Grécia, Itália e Portugal (representado pelos SMAS de Almada; Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa - Uninova e Unparallel Innovation Lda). Tem a duração de 3 anos e o trabalho decorre em todos os países envolvidos. É integralmente financiado pelo Programa Europeu H2020 – Horizon 2020, que promove e incentiva a inovação e a ciência e que incide, sobretudo, na transposição de descobertas cientificas para produtos e serviços inovadores.
 
A participação dos SMAS de Almada tem sido importante, desde a fase inicial de definição das características do equipamento a desenvolver até ao teste final do equipamento em contexto real (na rede). Esta participação permitirá aos SMAS melhorar a eficiência no funcionamento das suas infraestruturas e proporcionar uma melhoria no serviço prestado aos Almadenses.