Inovação e Desenvolvimento

Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Projeto Proteus

"Proteus" é um projeto técnico de investigação e inovação, desenvolvido em cooperação com o meio académico internacional, com o objetivo de conceber uma unidade de sensorização que permita monitorizar algumas características químicas (ex: indicadores de qualidade) e funcionais (ex: pressão na rede) consideradas relevantes, quer na rede de água potável, quer na rede de saneamento.

O projeto integra membros de vários países, designadamente: França, Grécia, Itália e Portugal (representado pelos SMAS de Almada; Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa - Uninova e Unparallel Innovation Lda). Tem a duração de 3 anos e o trabalho decorrerá em todos os países envolvidos. A participação dos SMAS reveste-se de especial importância quer na fase inicial de definição das características do equipamento a desenvolver, como no teste final do equipamento em contexto real (na rede).

"Proteus" é integralmente financiado pelo Programa europeu H2020 - Horizon 2020, de incentivo à inovação e ciência, a decorrer entre 2014 e 2020, que incide na transposição das descobertas científicas para produtos e serviços inovadores que proporcionem oportunidades às empresas e cidadãos, garantindo a competitividade e crescimento sustentável da Europa a longo prazo, mobilizando o investimento privado e criando novas oportunidades de emprego.

O apoio financeiro, de cerca de 4 milhões de euros, concedido pelo H2020 ao projeto "Proteus" resultou da avaliação da proposta e aprovação da candidatura conjunta apresentada. Aos SMAS, entidade parceira de projeto, foram atribuídos cerca de 261 mil euros, que corresponde a um financiamento a 100%, para a participação neste projeto de inovação.

Consulte folheto informativo