Avisos

  • 24-03-2017

    Dia 29 de março (quarta-feira), das 9h às 11h

  • 24-03-2017

    Dia 28 de março (terça-feira), das 9h às 12h

  • 16-03-2017

    O início dos trabalhos está previsto para dia 20 de Março (segunda-feira) e a intervenção tem a duração de 120 dias.

  • 19-01-2017

    Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada informam que o planeamento para a execução da obra de renovação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais na Av. Rainha D. Leonor e na rua Luís de Queirós, teve que sofrer alterações, por motivos técnicos e que determinaram um atraso no início dos trabalhos. Neste âmbito, no sentido de manter esclarecidos todos os munícipes locais e que possam ser afetados de alguma maneira, informamos que a obra, já se encontra a decorrer.

  • 20-03-2015

    Os SMAS de Almada informam, que alguns indivíduos, fazendo-se passar por técnicos de análises, têm contactado as pessoas numa tentativa de efetuar análises à qualidade da água nas casas dos consumidores, pondo em causa a qualidade da água distribuída no Concelho.

  • 20-02-2015

    No ano de 2002, todas as cauções foram devolvidas aos clientes.

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Plano de Segurança da Água

Os SMAS de Almada foram pioneiros na implementação em Portugal de um Plano de Segurança da Água (PSA) no sistema de abastecimento "em alta" (captação, desinfeção, elevação e armazenamento de água) e "em baixa" (distribuição, ramais de ligação), tendo como referência o modelo da Organização Mundial de Saúde.

O PSA tem como objetivo garantir e salvaguardar a qualidade da água destinada a consumo humano, em todo o sistema de abastecimento, desde a envolvente das captações, transporte (adução), tratamento e armazenamento, até à distribuição, bem como a preservação do Aquífero Tejo-Sado. Representa uma nova abordagem e mudança de paradigma ao promover uma lógica global de controlo da qualidade sistemático, com a adoção de procedimentos de segurança e proteção da água em todos os pontos críticos do seu percurso, em detrimento do tradicional princípio de controlo apenas em fim de linha (torneira do consumidor).

O Plano inclui a avaliação do sistema; a monitorização operacional; planos de gestão,  validação e verificação, identificação e avaliação de riscos, pontos críticos de controlo, ações corretivas, instruções de funcionamento do Plano em situação de rotina ou face à eventual ocorrência de situações excecionais. Os Serviços têm ainda implementadas medidas de segurança, vigilância e proteção dos recintos, tendo mesmo instaladas soluções tecnologicamente inovadoras na deteção de intrusão em tempo real.

O Plano de Segurança da Água dos SMAS Almada, teve início em 2008, no âmbito de um convite formulado aos SMAS pela ERSAR e constitui um importante instrumento de gestão, com contributos fundamentais ao nível da preservação e integridade do sistema de abastecimento e consequente garantia, em permanência, da qualidade.