Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Plano de Segurança da Água

Os SMAS de Almada foram pioneiros na implementação em Portugal de um Plano de Segurança da Água (PSA) no sistema de abastecimento "em alta" (captação, desinfeção, elevação e armazenamento de água) e "em baixa" (distribuição, ramais de ligação), tendo como referência o modelo da Organização Mundial de Saúde.

O PSA tem como objetivo garantir e salvaguardar a qualidade da água destinada a consumo humano, em todo o sistema de abastecimento, desde a envolvente das captações, transporte (adução), tratamento e armazenamento, até à distribuição, bem como a preservação do Aquífero Tejo-Sado. Representa uma nova abordagem e mudança de paradigma ao promover uma lógica global de controlo da qualidade sistemático, com a adoção de procedimentos de segurança e proteção da água em todos os pontos críticos do seu percurso, em detrimento do tradicional princípio de controlo apenas em fim de linha (torneira do consumidor).

O Plano inclui a avaliação do sistema; a monitorização operacional; planos de gestão,  validação e verificação, identificação e avaliação de riscos, pontos críticos de controlo, ações corretivas, instruções de funcionamento do Plano em situação de rotina ou face à eventual ocorrência de situações excecionais. Os Serviços têm ainda implementadas medidas de segurança, vigilância e proteção dos recintos, tendo mesmo instaladas soluções tecnologicamente inovadoras na deteção de intrusão em tempo real.

O Plano de Segurança da Água dos SMAS Almada, teve início em 2008, no âmbito de um convite formulado aos SMAS pela ERSAR e constitui um importante instrumento de gestão, com contributos fundamentais ao nível da preservação e integridade do sistema de abastecimento e consequente garantia, em permanência, da qualidade.