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Rotura na rua de Olivença

Ocorreu durante esta madrugada uma rotura na conduta de distribuição de água na R. de Olivença, em Almada. Os operacionais dos SMAS de Almada chegaram prontamente ao local e encontram-se, neste momento, a executar os trabalhos de reparação no sentido de repor o abastecimento o mais rapidamente possível. A previsão de normalização é ao final do dia. Pedimos desculpa por todos os incómodos causados.


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Missão, Visão e Valores

Missão
Assegurar os serviços de abastecimento de água, de recolha e tratamento de águas residuais e de drenagem de águas pluviais no concelho de Almada.
 
Visão
Ser reconhecido como serviço público municipal de excelência no setor das águas.
 
Valores
 
  • Satisfação dos utentes
    Prestar um serviço de qualidade de acordo com as expectativas dos utentes.
  • Sustentabilidade da organização
    Exercer uma gestão competente, com eficácia, eficiência e qualidade, assegurando a sustentabilidade económica, através da melhoria contínua dos processos, valorização dos trabalhadores e uso das melhores práticas.
  • Sustentabilidade ambiental
    Atuar com respeito pelos valores da natureza nomeadamente no uso eficiente da água e na rejeição adequada de efluentes, preservando o ambiente.
  • Inovação
    Promover e estimular a introdução de novas ideias e práticas que se traduzem num melhor desempenho.
  • Compromisso social
    Assegurar e aprofundar na prática o cumprimento dos direitos sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.
  • Excelência
    Pautar-se por um elevado nível de exigência no seu desempenho para alcançar a plena satisfação dos utentes.
  • Ética
    Atuar com transparência, rigor, competência, reforçando os laços de confiança com os utentes, os trabalhadores, os fornecedores e a comunidade.
Linhas Orientação e Estratégia
 
As linhas estratégica para a captação, adução e distribuição de água, drenagem e tratamento de águas residuais decorrem do plano estratégico para o Município - Almada "Mais" Sustentável, Solidária e Eco-eficiente. Estas linhas estratégicas, com as necessários ajustamentos decorrentes da sua implementação no tempo, orientam as Opções do Plano dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada que apresentam-se estruturadas em três grandes pilares estratégicos:
 
1. Garantir a Satisfação das Necessidades dos  Utentes
 
Assegurar a consumação do direito humano fundamental de acesso universal à água e ao saneamento, considerando nomeadamente as suas componentes sociais, culturais, do desenvolvimento económico, intergeracionais e ambientais.
 
Garantir o acesso a origens de água com qualidade e na quantidade necessária à satisfação da população.
 
Assegurar o fornecimento de uma água que salvaguarde a saúde pública através do eficiente tratamento da água e a sua monitorização em todas as fases, assegurando o cumprimento integral da legislação em vigor.
 
Alcançar a universalidade de um serviço de saneamento ambientalmente adequado, desenvolvendo o sistema secundário entre os pontos de consumo não servidos e a rede principal, que já cobre integralmente o Concelho.
 
Minorar os riscos de cheia e alagamento, contribuindo assim para a proteção de pessoas e bens.
 
Garantir a gestão pública e a autonomia do poder local na organização, para gerir em nome da comunidade e de acordo com os seus interesses este bem de propriedade comum que é a água, bem como as infraestruturas que dão corpo ao seu usufruto.
 
 
2. Sustentabilidade da Organização
 
Otimizar a capacidade e operacionalidade do sistema de adução, armazenamento e distribuição de água elevando a eficiência e fiabilidade da sua exploração.
 
Desenvolver as necessárias ações de manutenção da infraestrutura instalada, nomeadamente do sistema de adução, armazenamento e distribuição de água, promovendo as alterações que permitam manter a sua eficiência de funcionamento.
 
Otimizar a capacidade e operacionalidade do sistema de drenagem e elevação de águas residuais, bem como reforçar a capacidade das linhas de água e alargar a rede de bacias de retenção.
 
Promover as ações de manutenção e reabilitação dos sistemas de drenagem de águas residuais e pluviais, por forma a garantir a eficiência de funcionamento.
 
Adequar o funcionamento e a operacionalidade do sistema de tratamento das ETAR às exigências legais da rejeição de efluentes.
 
 
3. Sustentabilidade Ambiental
 
Garantir e proteção e preservação do aquífero e a sustentabilidade da sua exploração.
 
Promover a eficiência e a fiabilidade da exploração e a diminuição do esforço ambiental, através da redução dos custos energéticos e das perdas de água.
 
Garantir o tratamento da totalidade das águas residuais geradas no sistema e a sua deposição no ecossistema recetor, em condições de sustentabilidade ambiental.
 
Promover junto dos utilizadores a redução da poluição na origem e a afluência de águas pluviais às ETAR.