Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Laboratório e Oficina de Contadores

A Oficina e Laboratório de Contadores dos SMAS de Almada, criado em 2001, tem como principal atividade a reparação e a verificação metrológica de contadores de água potável fria de diâmetros 15, 20 e 25. Estes contadores, vulgarmente denominados por domésticos constituem cerca de 98% do parque de contadores dos Serviços.

 

Na Oficina e Laboratório de Contadores, é feito o controlo da qualidade dos novos contadores adquiridos pelos SMAS, garantindo desta forma que os aparelhos respeitam os requisitos normativos e legais e reúnem as características apresentadas pelos fabricantes.

 

É efetuada também a verificação dos aparelhos, sobre os quais são apresentadas reclamações dos clientes, garantindo com rigor o apuramento dos dados relativos ao funcionamento do contador. Os clientes que efetuam reclamações podem, sempre que o entendam, acompanhar os ensaios dos aparelhos no laboratório, observando todo o processo de verificação metrológica.

 

O laboratório dispõe de uma equipa de profissionais que assegura a reparação e verificação metrológica de contadores.

 

A Oficina e Laboratório de Contadores e o Setor de Instalação de Contadores estão qualificados pelo Instituto Português de Qualidade (IPQ), conferindo aos SMAS do Município de Almada a qualificação de Instalador e Reparador de contadores de água potável fria.

 

No âmbito da qualificação atribuída, quer a Oficina e Laboratório de Contadores quer o Setor de Instalação de Contadores são auditados anualmente pela Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo (DRLVT) do Ministério da Economia, por delegação de competências do IPQ, de forma a garantir que os procedimentos e métodos implementados respeitam a normalização e legislação existentes para os contadores de água.