Inovação e Desenvolvimento

Avisos

LINHAS DIRETAS

Língua Gestual PortuguesaApoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

iEQTA

Os SMAS de Almada são uma das onze entidades gestoras dos serviços de águas e saneamento que participam na iniciativa em Energia, Qualidade e Tratamento de Água (iEQTA), coordenada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. (LNEC).
 
Iniciado em novembro de 2017, o projeto IEQTA que pode ser consultado em iEQTA, tem como objetivo último promover a sustentabilidade e resiliência das estações de tratamento águas residuais (ETAR) e dos serviços urbanos de água. Pretende designadamente, apoiar as entidades gestoras de ETAR na melhoria contínua do desempenho e na gestão patrimonial destas infraestruturas e na capacitação dos seus técnicos e da organização. A iEQTA pretende também promover e facilitar a partilha de conhecimento e experiências entre os participantes.
 
Para alcançar o objetivo descrito, o projeto foi estruturado em três temas:
 
Tema ETAR - Avaliação e melhoria do desempenho das operações e processos de tratamento de ETAR em termos de eficácia e fiabilidade, eficiência energética, gestão de lamas e valorização de recursos (água, energia, fósforo).
 
Tema GPI  – Capacitar as entidades para o desenvolvimento e implementação de planos de gestão patrimonial de infraestruturas de tratamento de águas residuais (ETAR).
 
Tema Formação – Formação dos técnicos em tratamento de água residual, tratamento convencional e avançado e estratégias de abordagem aos novos desafios. Este tema contempla 8 módulos
 
Cada um dos temas decorrerá em paralelo, num total de 27 meses. Oprojeto terá a sua conclusão em 2020.