Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (9H00-16H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Glossário

Ramal de descarga

Canalização de fraca pendente que conduz as águas residuais de um ou mais aparelhos sanitários ou ralos, em redes de esgoto de águas residuais, e de caleiras, pátios ou terraços, em redes de esgoto de águas pluviais, a um tubo de queda ou a um coletor de uma edificação.


Ramal de ligação de águas residuais

Canalização de fraca pendente privativa do serviço de uma ou mais edificações, compreendida entre a câmara de ramal de ligação e a rede de drenagem coletiva.


Ramal de ventilação

Canalização de ventilação que liga um ramal de descarga à coluna de ventilação.


Rede de distribuição interior

É o conjunto de canalizações instaladas no prédio e que prolongam o ramal ou ramais de ligação até aos dispositivos de utilização.


Rede de drenagem

Conjunto solidário e contínuo de canalizações, câmaras e acessórios, o qual serve para drenar águas residuais; também é vulgarmente designado por rede de coletores, ou, simplesmente, rede.


Rede de ventilação de uma edificação

Conjunto de canalizações destinado a assegurar a ventilação da rede de esgoto de águas residuais domésticas ou industriais de uma edificação e o bom funcionamento dos respetivos sifões.


Rede municipal ou rede pública

Rede drenagem pertencente a um sistema de drenagem municipal.


Rejeição ou descarga de águas residuais

A introdução nas águas ou no solo de águas residuais.


Resíduos

Matérias que constituem a fase sólida; também designados por lamas, embora rigorosamente sejam constituídos por detritos e lamas.