Clientes

« Voltar

Rotura na rua de Olivença

Ocorreu durante esta madrugada uma rotura na conduta de distribuição de água na R. de Olivença, em Almada. Os operacionais dos SMAS de Almada chegaram prontamente ao local e encontram-se, neste momento, a executar os trabalhos de reparação no sentido de repor o abastecimento o mais rapidamente possível. A previsão de normalização é ao final do dia. Pedimos desculpa por todos os incómodos causados.


LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Projeto de Especialidade

O projeto de especialidade dos sistemas prediais de distribuição de água e de águas residuais, quer se trate de obras novas quer de alterações consideráveis de remodelação ou ampliação em edifícios existentes, são elaborados pelo técnico responsável.
 
No caso das ampliações e remodelações das edificações não implicarem alterações nas redes instaladas, é dispensável a apresentação de projeto, sem prejuízo do cumprimento das disposições legais aplicáveis.
 
Nas pequenas alterações dos sistemas prediais, poderá ser autorizada a apresentação de projetos simplificados ou até ser reduzidos a uma simples declaração escrita do proprietário do prédio, onde se indique o calibre e extensão das canalizações interiores que pretende instalar e o número e localização dos dispositivos de utilização.
 
A organização e apresentação dos projetos da especialidade deverá estar de acordo com a regulamentação geral em vigor e devem conter os respetivos documentos abaixo indicados, conforme aplicável:
 

Redes Prediais de Água (sistema de abastecimento e de combate a incêndios)

  • Formulário Projeto da Rede Predial Águas (PDF)
  • Memória descritiva e justificativa da solução projetada;
  • Cálculos hidráulicos- dimensionamento das redes de abastecimento de água predial projetada;
  • Caderno de encargos, contendo especificamente as condições técnicas especiais de execução dos trabalhos a realizar em obra;
  • Peças desenhadas necessárias à representação do traçado das tubagens, com indicação das características, incluindo secções, inclinações ou outras, das diferentes tubagens e acessórios com a localização dos dispositivos de utilização da água;

O conjunto das peças desenhadas incluem: rede de abastecimento de água de todos os pisos, em planta, corte esquemático e/ou perspetiva isométrica; outros pormenores convenientes à boa interpretação do projeto e execução dos trabalhos em obra.

 

Redes Prediais de Águas Residuais (doméstica e pluvial)

  • Formulário Projeto da Rede Predial Esgoto (PDF)
  • Memória descritiva e justificativa da solução projetada;
  • Cálculos hidráulico - dimensionamento das redes de drenagem predial projetada;
  • Caderno de encargos, contendo especificamente as condições técnicas especiais de execução dos trabalhos a realizar em obra;
  • Peças desenhadas necessárias à representação do traçado das tubagens, com indicação das características, incluindo secções, inclinações ou outras, das diferentes de tubagens e acessórios com a localização dos dispositivos de recolha de águas residuais;

O conjunto das peças desenhadas incluem: planta de implantação, à escala mínima de 1:200, redes em planta, de todos os pisos e corte esquemático, incluindo ramal(is) de ligação, à escala mínima 1:100; pormenores, em planta e corte, de uma cozinha e de uma casa de banho, à escala mínima a 1:20; outros pormenores convenientes à boa interpretação do projeto e execução dos trabalhos em obra.

O projeto da especialidade, em triplicado, deverá ser entregue no Serviço de Atendimento Técnico, na Câmara Municipal de Almada, Av. D. Nuno Álvares Pereira N.º 67, 2800-181 Almada.

 
Validade e responsabilidade pela elaboração dos projetos 
 
Decorridos três anos após a apreciação de um projeto da especialidade sem que a respetiva obra tenha sido iniciada, a execução desta só poderá ser autorizada depois de apresentação de nova declaração de responsabilidade assinada por este técnico responsável.
 
A elaboração dos projetos deve ser realizada por técnicos: engenheiros, arquitetos e engenheiros técnicos de arquitetura e engenharia - inscritos na Ordem Profissional ou Associação Nacional Reconhecida.
 
É da responsabilidade do autor do projeto a recolha de elementos de base para a respetiva elaboração, junto dos Serviços competentes.